Como você avaliaria, nos dias de hoje, a qualidade da educação das nossas crianças brasileiras? Bem, desde os anos noventa, o Ministério da Educação tem implantado, juntamente das escolas, uma série de medidas para um melhor desenvolvimento dos pequenos. Mas algo que ainda está muito deficiente dentro de sala de aula é o ensino voltado às Ciências Exatas, focando nos assuntos ligados às engenharias. E precisávamos que essa realidade mudasse logo, visando formar uma nova, dedicada e visionária geração de engenheiros do futuro!
A conexão das escolas com a Engenharia
É verdade, o modelo tradicional de educação possui as suas restrições! O tempo de estudo dentro das escolas também é bastante limitado. Acaba que fica bastante difícil colocar para os alunos todos os assuntos mais relevantes que valeriam para a sua vida. Por isso mesmo é que é revisado periodicamente o Plano de Ensino e Aprendizado, encaminhado pelo MEC, e também o currículo das escolas. Mas as barreiras provocadas por questões como políticas públicas nos mais diferentes níveis do governo tem forçado algumas mudanças significativas e urgentes que já deveriam ter sido implementadas.
Infelizmente, a realidade é bem ruim: programas insuficientes, baixos investimentos nas escolas, falta de preparo dos professores - com poucas fontes de pesquisa, material didático, orçamento para adquirir novas bibliografias e mais. Agora imagina, nesse cenário, ter que falar e expressar de forma clara assuntos voltados às engenharias. Como os alunos entenderiam matérias tão complexas? Exato, não entenderiam, assim como eles já possuem dificuldade de absorver disciplinas como Matemática, que é base para todos os cursos de Engenharia.
As verdadeiras causas para o distanciamento dos alunos
A evasão das aulas, sobretudo nos últimos anos escolares - bem às portas do Ensino Superior -, é um problema grave e que a Educação Brasileira precisa encontrar formas de solucionar o quanto antes. Mas é difícil! Em parte, o discurso de que alguns jovens não são capazes, de que algumas disciplinas são impossíveis de serem compreendidas, meio que afasta muito alunos, desestimulados pelo próprio cenário precário das instalações. E aqueles que não desistem muitas vezes apresentam problemas de desenvolvimento cognitivo, de inteligência emocional, além de incapacidade de reflexão objetiva.
Sabe o que poderia ajudar? Realizar uma forma diferente de apresentação do conhecimento - incluindo matemático - e na visão transmitida sobre esse saber ao aluno. Não se pode mais fazer tanta abstração e generalização da matéria! Deve-se fazer mais associações com exemplos simples, do cotidiano. Por exemplo, como a Engenharia transforma o mundo ao nosso redor em todos os níveis. De fato, se as crianças entenderem o significado, a grandeza disso topo podem usar o que aprendem ao seu favor e ao favor da sua família, consequentemente se sentindo mais motivadas a irem para escola. Então, resumindo, o segredo é:
Conduta de professores + conduta dos alunos + técnicas de ensino
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: 3 razões do por que algumas pessoas encontram dificuldades no aprendizado de Ciências Exatas
O ciclo de educação ideal
Aprendendo a ligar as informações que recebe na sala de aula, o aluno pode começar a observar situações rotineiras com um novo olhar, aprendendo também a identificar as engenharias atuando ao seu redor e vendo nisso uma possibilidade de carreira para si!
Sim, educação é primordial para o desenvolvimento das sociedades e para a formação de indivíduos, tendo grandes influências econômicas e sociais! E a educação não começa na faculdade e na prática profissional, ela começa no Ensino Básico, nos anos primários frequentados pelas crianças, quando há o maior potencial para o desenvolvimento de habilidades, como concentração, interpretação, oratória, autoconfiança, criatividade e iniciativa. Deve-se só ver estas etapas como se fossem uma escada para o conhecimento! E é claro que o reforço das Ciências Exatas no Ensino Fundamental e Médio pode estimular a formação de mais engenheiros em nosso país, trazendo uma nova perspectiva para a economia!
Medidas eficazes para mudar o cenário brasileiro
- Aumentar o diálogo entre direções de escolas, professores e alunos para entender bem todas as dificuldades no ciclo ensino-aprendizado;
- Fazer melhor uso de apresentações lúdicas;
- Difundir e adotar conceitos e métodos novos, que ajudem a esclarecer questões mais difíceis para as crianças;
- Treinar melhor os professores para eles entendam que seu papel dentro da sala de aula não é ditatorial, mas de mediador, orientando os alunos em seu pensamento, desafiando-os a explorarem e descobrirem, sem deixar que seja perdida a responsabilidade e o compromisso com o conteúdo a ser aprendido;
- Uso de mais experimentos, jogos, atividades em grupo, principalmente em cenários correlacionados com as engenharias de um modo geral.
Veja Também:
Fontes: Doity.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.