Engenharia 360

4 Principais Ênfases da Engenharia de Produção: Escolha a Melhor Para Sua Carreira

Engenharia 360
por Samira Gomes
| 16/09/2021 | Atualizado em 03/09/2024 5 min
Imagem de foto grátis em Freepik

4 Principais Ênfases da Engenharia de Produção: Escolha a Melhor Para Sua Carreira

por Samira Gomes | 16/09/2021 | Atualizado em 03/09/2024
Imagem de foto grátis em Freepik
Engenharia 360

A Engenharia de Produção é considerada uma das engenharias mais completas. Isso porque a formação técnica do seu curso possibilita que um profissional da área atue diretamente com máquinas e sistemas ou até mesmo com consultoria e relações trabalhistas, convertendo um âmbito improdutivo em um local encorajador e com qualidade de serviço. Entretanto, existem ramificações dessa modalidade que a tornam mais específica, direcionando-a para um único setor.

Confira a lista das principais ênfases da Engenharia de Produção no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

diferença Engenharia de Produção Plena ou Com Ênfase
Imagem de foto grátis em Freepik

1. Engenharia de Produção Civil

O curso de Engenharia de Produção Civil procura conectar a formação técnica e tecnológica das disciplinas de projeto civil com os fundamentos de processos e gerência. Ele tem como objetivo instruir profissionais que são, antes de mais nada, gestores nos principais campos da construção civil.

O enfoque do profissional formado estará, portanto, na diminuição de gastos e ampliação da produtividade por meio do gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros. Mas além do currículo convencional da engenharia, o Engenheiro de Produção Civil visa obter as melhores decisões no que se refere a custo-benefício, antes mesmo de uma obra ser retirada do papel.

diferença Engenharia de Produção Plena ou Com Ênfase
Imagem de foto grátis em Freepik

Sem contar as disciplinas triviais de Produção, a especificação em Civil soma ainda na sua grade matérias como:

  • Materiais de Construção; Desenho Técnico para Engenharia Civil; Projeto Geométrico de Estradas; Topografia; Saneamento; Arquitetura; Estática das Construções; Hidráulica; Sistemas de Transportes; Fotogrametria e Fotointerpretação; Hidrologia; Geologia; Mecânica dos Solos; Estruturas de Aço, Madeira e Concreto; Construção Civil; Instalações Hidráulico-Prediais; entre outras.

A saber, a graduação em Produção Civil é voltada para aqueles que almejam trabalhar no setor de construção civil com visão direcionada a otimização de processos e estimulando a inovação tecnológica. Os formados podem atuar em instituições públicas, escritórios particulares, empresas qualificadas em assessoria nas diversas concepções da construção, entre outros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Qual a diferença entre Engenharia Civil e Engenharia de Produção Civil?

2. Engenharia de Produção Mecânica

Esse curso possui grande similaridade com a Engenharia de Produção Plena, tendo em vista que a proveniência da Engenharia de Produção está estreitamente associada à Mecânica. Dessa forma, a ênfase se encontra posicionada entre o princípio técnico em Mecânica e dos 10 ramos da Engenharia de Produção Plena.

diferença Engenharia de Produção Plena ou Com Ênfase
Imagem de foto grátis em Freepik

No que diz respeito às disciplinas básicas de Engenharia de Produção, o curso com ênfase em Mecânica se aprofunda em disciplinas como:

  • Usinagem dos Materiais; Controle de Vibrações; Mecânica dos Sólidos; Mecânica dos Fluidos; Fundamentos de Termodinâmica; Conformação de Metais e Moldagem de Polímeros; Transmissão de Calor; Soldagem; entre outras.

Antes de tudo, o Engenheiro de Produção Mecânica, tal qual o Engenheiro de Produção Pleno, está habilitado a trabalhar em indústrias de um modo generalizado (elétricas, eletrônicas, químicas, farmacêuticas etc.); e em organizações prestadoras de serviços (bancos, seguradoras, hospitais etc.). Resumindo, o que difere ambos é o foco de cada capacitação: a primeira é mais técnica em mecânica, a segunda é mais norteada para as áreas e subáreas da produção.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3.Engenharia de Produção Elétrica

O curso engloba os fundamentos de Engenharia Elétrica e as esferas econômica, financeira e de processos. O intuito é qualificar o formado para atuar no planejamento, construção e funcionamento de sistemas elétricos visando elevar a eficiência no uso dos recursos materiais e humanos à disposição. Em resumo, o propósito é corresponder aos requisitos de empresas no que concerne à automação industrial, componentes eletrônicos e instrumentos afins, viabilizando um ar mais técnico em elétrica para Engenharia de Produção.

Dentre as disciplinas do curso voltada para o setor elétrico, estão:

  • Conversão Eletromecânica de Energia; Desenho Técnico para Engenharia Elétrica; Eletromagnetismo; Ondas Eletromagnéticas; Circuitos Elétricos; Projeto de Instalações Elétricas; Materiais Elétricos; Eletrônica; Introdução a Sistemas de Energia Elétrica; Circuitos e Técnicas Digitais; entre outras.

O profissional diplomado em Engenharia de Produção Elétrica está apto a exercer a profissão, na categoria técnica e na gerência da produção de empreendimentos industriais de produtos do setor de eletricidade, eletrônica e tecnologia da informação, seja em organizações de serviços no ramo elétrico e de telecomunicações, assim como no âmbito técnica e de gestão.

diferença Engenharia de Produção Plena ou Com Ênfase
Imagem de foto grátis em Freepik

4. Engenharia de Produção de Software

A ênfase de Software existe para preparar o Engenheiro de Produção com um entendimento a mais acerca desse campo, conseguindo tomar decisões mais amplas por dominar os diversos sistemas de informação, obter um raciocínio lógico mais aguçado e poder usar software para executar ainda melhor o seu papel.

Muitos estudantes acabam optando por esse curso imaginando que serão transformados em programadores. Na verdade, se a pessoa vai fazer o vestibular e deseja a carreira de futuro programador ou algo relacionado, é mais viável escolher um curso como Ciência da Computação ou até mesmo Informática.

O estudante que optar por essa graduação irá compreender como administrar a produção de qualquer organização. Pode ser, por exemplo, uma confecção, uma indústria alimentícia, uma construtora, uma empresa de software, uma usina, não importa. Tudo relacionado aos projetos, processos de fabricação, redução de custos, controle de qualidade, desenvolvimento de produto, e preocupação ambiental.

diferença Engenharia de Produção Plena ou Com Ênfase
Imagem de foto grátis em Freepik

Afinal, qual ênfase da Engenharia de Produção escolher?

Após entender as diferenças entre o curso tradicional e com ênfases, fica a dúvida sobre qual escolher. Entretanto, isso só você pode responder!

O maior benefício de se formar em Engenharia de Produção - com uma ênfase, como essas que foram apontadas - é ter a possibilidade de se aprimorar tecnicamente em um ramo particular da indústria, na hipótese de ser atrativo para o profissional priorizar uma carreira nesse setor.

Quanto a desvantagem, como aprofundamento, é que na graduação com especificação os conceitos dos métodos apresentados na Engenharia de Produção Plena não são estudados a fundo. Isso é, estuda-se menos Pesquisa Operacional, Logística, Planejamento e Controle da Produção, entre outros.

Logo, a escolha entre Engenharia de Produção Plena ou uma de suas ênfases provém dos objetivos futuros do estudante que sonha em ser um engenheiro de produção!


Fonte: E&Produção.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Samira Gomes

Engenheira de Produção formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); certificada como Yellow Belt em Lean Seis Sigma.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo