Já ouviu falar em Engenharia de Aquicultura? Algumas pessoas confundem esta Engenharia com a Engenharia de Pesca; aliás, já falamos sobre ela aqui, no Engenharia 360. Contudo, as duas coisas são diferentes. A Aquicultura tem a ver com desenvolver técnicas de criação em cativeiro de peixes - piscicultura -, mariscos - maricultura - e plantas aquáticas. Ela também cuida das obras de infraestrutura ligadas a isso, como tanques, canais e barragens. Por fim, faz estudos de viabilidade econômica, técnica e jurídica de fazendas aquáticas. Saiba mais no texto a seguir!
A faculdade de Engenharia de Aquicultura
O curso de Engenharia de Aquicultura começa com disciplinas básicas, como Matemática, Química e Física. Depois disciplinas da área de humanas, como sociologia, administração e planejamento. Por fim, instrução em informática, topografia, hidráulica, construção civil, mecânica e instalações elétricas.
Na sequência, os alunos recebem aulas de sensoriamento remoto, que tem a ver com fazer o acompanhamento de cardumes em alto mar. Também aulas sobre ecossistemas costeiros marinhos, métodos de desenvolvimento sustentável, reprodução e nutrição em cativeiro. E, entre tudo isso, existem muitas e muitas aulas práticas. No total, a formação leva em torno de quatro anos e meio.
O que o engenheiro de aquicultura faz?
Antes de tudo, é preciso dizer que para trabalhar com Engenharia de Aquicultura é preciso saber reunir conhecimentos das áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Biológicas e Humanas; e é óbvio que também é preciso ter o registro no CREA! Mas com o crescimento no número de pessoas deixando de consumir carne vermelha e adotando uma dieta mais à base de carne branca, tem aberto mais oportunidades para quem deseja trabalhar neste setor da economia. E, no dia a dia, suas atividades envolvem:
- a elaboração e administração de projetos para a criação de viveiros de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas;
- dimensionamento e implantação de instalações de fazendas aquáticas;
- e o acompanhamento da conservação e o processamento dos produtos dentro da indústria de beneficiamento de pescado.
Então, o que achou da Engenharia de Aquicultura? Já conhecia essa Engenharia? Escreva nos comentários!
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.