Pelé foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Certamente, deixará muita saudade nos corações de todos os fãs do esporte e, sobretudo, nos corações dos brasileiros. Ele amava tanto o que fazia que pediu que seu descanso final fosse em um cemitério a menos de dois quilômetros da Vila Belmiro, o estádio que foi palco de grande parte dos títulos conquistados pelo "Rei". Trata-se do Memorial Necrópole Ecumênica, considerado pelo Guinness World Records como o cemitério vertical mais alto do mundo.
Informações gerais sobre a estrutura do cemitério onde está o corpo de Pelé
O complexo do cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, escolhido como local de descanso final de Pelé, tem 40 mil m², parcialmente sobre um morro, uma área da Mata Atlântica. Ele foi inaugurado em 1991. E seu projeto foi idealizado por Pepe Altstut, entusiasta do futebol e amigo de longas décadas do jogador.
Em 2003, o próprio Pelé solicitou a compra de um jazigo no nono andar do cemitério para colocar seu pai, o ex-jogador João Ramos do Nascimento. Além deste jazigo, existem mais cerca de 18 mil no memorial. E ainda há um plano de expansão dessa construção para mais 7 mil espaços adicionando engenharia de um novo prédio de 40 andares. Esta foi a solução encontrada “para solucionar um problema que perdurava há anos na cidade de Santos, a frequente realização de sepultamentos em meio a lama, decorrente dos lençóis freáticos existentes na região” - trecho de texto no site do memorial.
O corpo de Pelé será especialmente colocado em um local diferente de seus familiares, escolhido já há três anos e situado no primeiro andar. O espaço, com cerca de 300 metros quadrados, contará com homenagens ao Rei do Futebol e estará preparado para receber a visita do público. Também no memorial ficarão os restos de Antonio Wilson Honório, conhecido como Coutinho, que jogou com Pelé no Santos e na Seleção Brasileira.
“Com o passar dos anos, com a família do Pelé e com ele próprio, nós entendemos que teríamos que fazer uma homenagem mais significativa para ele.",
"E por isso nós projetamos um mausoléu, que é um local totalmente desenvolvido especificamente para abrigar esse descanso eterno do Pelé, (…), totalmente vocacionado para isso, para prestar essa homenagem mais digna, mais relevante para os familiares, para os fãs do mundo inteiro, e para o próprio descanso eterno do Pelé."
- disse o sobrinho de Pelé, em reportagem de CNN.
Veja Também:
Fontes: CNN Brasil.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.