Como sempre, o excêntrico empresário bilionário sul-africano Elon Musk está a nos surpreender. Recentemente, ele se envolveu em diversas polêmicas com o governo brasileiro. Porém, com interesses obscuros ou não, fato é que ele é mais uma mão estendida de ajuda ao Rio Grande do Sul. Nesta semana ele anunciou a doação de terminais Starlink para ajudar o povo do estado a se reconstruir. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
A doação generosa de Elon Musk
Musk, que é fundador da empresa SpaceX e CEO da Tesla, tomou conhecimento e se sensibilizou com a situação do Rio Grande do Sul após assistir a um vídeo divulgado pela super modelo gaúcha, internacionalmente conhecida, Gisele Bündchen. E assim como ele parece não ter ficado de braços cruzados em outras situações dramáticas do mundo, como na Guerra da Ucrânia, tomou a decisão de doar.
Given the terrible flooding in Rio Grande do Sul, @Starlink will donate 1000 terminals to emergency responders and make usage for all terminals in the region free until the region has recovered.
I hope the best for the people of Brazil. pic.twitter.com/NK6kjz7Iag
— Elon Musk (@elonmusk) May 9, 2024
LEIA MAIS
O empresário anunciou que deve encaminhar ao Rio Grande do Sul mil terminais Starlink para auxiliar nos esforços de resgate e comunicação no estado, sobretudo em áreas isoladas, conectando resgatistas e pessoas a seus familiares e amigos. A iniciativa também inclui a gratuidade do uso de estes terminais, claro - pelo menos até a recuperação da região. Não podemos negar que esta é, sim, uma demonstração impressionante de solidariedade.
"Podem ter certeza que, neste momento, ações como a de Elon Musk trazem para o RS um raio de esperança em meio a esta escuridão que vivemos. Não é fácil lidar com esta situação. Nada igual aconteceu no Brasil. Estamos experimentando uma tragédia natural sem precedentes, quase um cenário de guerra. E mais do que nunca, vemos o potencial da comunicação para salvar vidas." - Simone Tagliani, redatora voluntária do Engenharia 360 no Rio Grande do Sul.
Esse ato altruísta não passou despercebido, recebendo reconhecimento de autoridades locais, como o governador Eduardo Leite.
Thank you, @elonmusk , for the donation of 1000 Starlink internet antennas. With this equipment providing data service and connectivity throughout the entire calamity period, it will be immensely valuable during the reconstruction phase of our state.
Muito obrigado, @elonmusk ,…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 9, 2024
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O funcionamento dos terminais Starlink
Após o anúncio de doação de Elon Musk, muitos levantaram a questão sobre como funciona essa tecnologia revolucionária e como ela está mudando o jogo no mundo da conectividade. Afinal, o que são os terminais Starlink?
Antes de tudo, é preciso dizer que os terminais Starlink são fáceis de instalar e usar. Trata-se de kits contendo uma antena parabólica e um roteador que se conecta aos satélites Starlink em órbita. Uma vez instalado, o terminal pode fornecer Internet de alta velocidade com baixa latência, permitindo que os usuários naveguem na web, enviem emails, façam videochamadas e utilizem outras ferramentas online.
Resumindo, o Starlink é um projeto ambicioso que visa fornecer Internet de alta velocidade e abrangente por meio de uma constelação de satélites em órbita baixa da Terra. Ao contrário das infraestruturas tradicionais de fibra óptica, o Starlink elimina a necessidade de cabos terrestres, tornando-se uma solução ideal para áreas remotas ou afetadas por desastres naturais.
Satélites Starlink
Os satélites do Starlink, cada um equipado com quatro antenas de alto desempenho, formam uma rede ampla e altamente capacitada, como uma constelação, capaz de fornecer Internet rápida e confiável em qualquer lugar do mundo. Aqui, na Terra, os terminais Starlink doados por Musk devem ser instalados em pontos estratégicos do RS, como áreas de refúgio e centros de comando, com foco na facilitação dos pedidos de ajuda.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O futuro da conectividade global
Vamos admitir que esta solução apresentada é, definitivamente, perfeita para resolver problemas reais como os que o Rio Grande do Sul passa neste momento. As pessoas precisam realmente de qualquer ajuda, mas elas só podem solicitar essa ajuda se puderem se comunicar com o mundo. Por isso é que este exemplo de Musk é tão inspirador.
"Meu bairro era apontado como uma das possíveis áreas de risco. Minha família só pôde se preparar para o pior, pois tínhamos Internet, que acessamos pelo celular para acompanhar as notícias, sobretudo da defesa civil. Muitos, além de nós, fizeram igual, além de ouvir o rádio, o que ajudou a salvar mais vidas. A comunicação também estimulou e conectou os voluntários que sabiam onde e como ajudar. E esta corrente não seria possível sem as tecnologias atuais!" - Simone Tagliani, dando seu testemunho direto de Porto Alegre.
Então, as tecnologias de Engenharia de Telecomunicações fazem a diferença para um mundo mais conectado. Podemos imaginar que os projetos futuros devam visar encurtar ainda mais distâncias físicas, assim como fortalecer laços humanos e capacitar pessoas para o enfrentamento de desafios comuns de nossa comunidade global unida.
Veja Também:
Fontes: Gaucha ZH - ClicRBS, Tecnoblog.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.