Engenharia 360

Flipper Zero: Por que Este Dispositivo se Tornou Ilegal no Brasil?

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/08/2023 | Atualizado em 20/11/2023 4 min
Imagem reproduzida de Automais

Flipper Zero: Por que Este Dispositivo se Tornou Ilegal no Brasil?

por Redação 360 | 31/08/2023 | Atualizado em 20/11/2023
Imagem reproduzida de Automais
Engenharia 360

O Flipper Zero é um dispositivo eletrônico lançado em 2020 e que se tornou popular entre profissionais de segurança cibernética. Contudo, sua versatilidade permite também o uso ilícito. Talvez por isso sua popularidade cresceu em redes sociais, especialmente no TikTok, onde são mostradas suas capacidades, inclusive hackeando sistemas. A polêmica levou o Brasil a proibir sua venda no comércio nacional. Agora, o Flipper Zero é considerado ilegal. Entenda o porquê neste texto do Engenharia 360!

Flipper Zero
Imagem reproduzida de Flipper Zero via TechTudo

Veja Também: Antena Inteligente 5G: Um Avanço na Eficiência da Engenharia de Telecomunicações

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona a tecnologia do Flipper Zero?

Como foi explicado antes, em princípio, o dispositivo eletrônico Flipper Zero foi criado para realizar testes de segurança cibernética, especialmente testes de penetração em dispositivos eletrônicos, identificando vulnerabilidades. Ele se comunica com outros dispositivos por meio de sinais de radiofrequência, como NFC, Bluetooth, RFID e infravermelho.

https://www.instagram.com/p/CvXo6B8rWEl/

O funcionamento do Flipper Zero é relativamente simples. Após ligado, o usuário pressiona um botão para emitir um sinal de radiofrequência. Ele possui um teclado direcional para facilitar a interação e uma tela laranja monocromática que exibe informações capturadas, como chaves de acesso. E o dispositivo é de código aberto, o que permite que os usuários o modifiquem para executar diferentes ações.

A saber, um "pentest" ou teste de penetração é uma avaliação de segurança em sistemas, redes ou aplicativos, onde profissionais de segurança simulam ataques cibernéticos para identificar pontos fracos e vulnerabilidades que poderiam ser explorados por invasores mal-intencionados.

Flipper Zero
Imagem reproduzida de Flipper Zero via Joom
Flipper Zero
Imagem reproduzida de Flipper Zero

Veja Também:

Magic Earth: A Nova Opção de Navegação Offline que Desafia o Waze

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como o Flipper Zero pode ser modificado para desempenhar diferentes ações?

No mundo perfeito, sem falhas, o Flipper Zero poderia ser usado para controlar aparelhos eletrônicos ao interagir com eles por meio de sinais de radiofrequência, como infravermelho e Bluetooth. Isso incluindo controlar dispositivos como TVs, ar-condicionados e outros equipamentos compatíveis.

Só que justamente devido ao seu código aberto, o Flipper Zero pode ser modificado para executar várias ações diferentes, como clonar sinais de radiofrequência. Imagine o perigo!

Flipper Zero
Imagem reproduzida de Cybernews

Por isso, os riscos associados ao uso do Flipper Zero são significativos. Ele pode ser explorado por indivíduos mal-intencionados para realizar atividades ilícitas, como clonagem de crachás, acesso não autorizado a dispositivos por radiofrequência, destravamento de portas e até mesmo controlar sistemas eletrônicos em veículos. Isso pode levar a invasões de privacidade, roubos e outras atividades criminosas.

Então, o Flipper Zero, ao invés de auxiliar profissionais de segurança cibernética a realizar testes de penetração em sistemas eletrônicos, pode ajudar cibercriminosos em atividades ilícitas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Explicando melhor, no contexto dos sistemas de segurança de veículos, por exemplo, o Flipper Zero pode explorar brechas nos códigos de criptografia usados pelas montadoras, permitindo que criminosos acessem e controlem funções do veículo remotamente. O criminoso usaria a antena do Flipper Zero para copiar os sinais emitidos por dispositivos como controles remotos de portões eletrônicos, chaves de carros e sistemas de segurança. E é desse jeito que a venda desse dispositivo se tornou controverso. Entende?

Flipper Zero
Imagem reproduzida de Automais

Por que a Anatel não permitiu a homologação do Flipper Zero no Brasil?

Enfim, a polêmica em torno do uso do Flipper Zero se baseia na sua capacidade de ser usado tanto para fins legítimos, como testes de segurança cibernética, quanto para atividades ilícitas.

A Anatel não permitiu a homologação, proibindo o uso, comercialização e importação do dispositivo no Brasil. Ao mesmo tempo, a Electronic Frontier Foundation (EFF) argumenta que o Flipper Zero tem um uso legítimo para testes de segurança cibernética e que proibir sua circulação seria um retrocesso no país, sendo a proibição não aborda o verdadeiro problema, que é a segurança frágil de muitos dispositivos que o aparelho pode acessar.

Nota: apesar do posicionamento da Anatel, o dispositivo ainda pode ser encontrado à venda na Internet, embora sites como Mercado Livre e OLX tenham retirado parte dos anúncios nos últimos meses. Hoje, a aquisição do Flipper Zero requereria viajar para países onde sua comercialização é permitida, como os Estados Unidos.

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital, Exame, O Estadão.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo