Caso você tenha decidido tentar uma experiência fora do Brasil, naturalmente está se preparando para juntar os documentos e certificações necessárias. No entanto, em meio à papelada, é importante procurar uma maneira de destacar seu potencial e vontade de encarar essa aventura. A gente tem algumas dicas para você chamar atenção na hora de se candidatar para estudar no exterior!
1. Atividades extracurriculares e impacto social
Algumas bolsas de estudo priorizam áreas com demandas sociais, principalmente no escopo da engenharia humanitária. Isto porque há fundos específicos para investimentos em setores negligenciados ou desafios globais (mudanças climáticas, igualdade de gêneros, energia limpa, etc).
Caso você tenha participado de atividades extracurriculares, de alguma forma relacionadas a impacto social (ONGs, PET, etc), não hesite em expor seu engajamento. O que você faz fora do contexto de estudo, trabalho e pesquisa pode ser um indicativo dos seus interesses e soft skills.
2 . Certificações padronizadas
Esta é a hora de se destacar com idiomas e raciocínio lógico!
Além de documentos como os seus históricos acadêmicos, algumas certificações são necessárias. Caso tenha alguma dúvida sobre certificações básicas para estudar no exterior, você pode conferir nossa publicação voltada para cursos de engenharia fora do Brasil.
3. Cartas de recomendação
Pode ser um tanto quanto constrangedor pedir cartas de
recomendação por aí, mas a verdade é que todo mundo que passa por processos
seletivos desse estilo acaba tendo de pedir para algum professor, supervisor ou
orientador, que elabore uma carta de recomendação. Escolha com sabedoria a quem
solicitar: se a referência é pertinente, se a pessoa é bem colocada na área e
se há disposição para realmente falar de você.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A boa relação com quem você trabalha vai ser indicada aqui,
bem como suas habilidades e talentos aos olhos dos outros. Uma carta de
recomendação forte e proveniente de um profissional renomado na área pode
proporcionar um grande destaque na sua candidatura.
*Ponto importante aqui: solicite com antecedência a carta de
recomendação, porque você não quer perder prazos no limbo da caixa de entrada.
4. Carta de motivação
Esta é a sua oportunidade de expressar individualmente seu propósito em participar do programa. Considerando que é a chance que tem de se colocar diretamente, busque ser articulado, para transmitir da melhor forma seu interesse e suas intenções. Mostre a que veio!
Referência: Estudar fora.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Kamila Jessie
Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.