Parece contraditório dizer a um engenheiro para pensar como um designer, certo? Bom, por um tempo pareceu. Porém, uma nova tendência chegou e está mudando esse pensamento: o design thinking. De acordo com Tim Brown, CEO da empresa IDEO, “design thinking” é uma abordagem mais colaborativa, centrada no homem, que pode ser usada para resolver uma grande variedade de desafios. Esta mentalidade aproveita o poder dos times para trabalhar em problemas complexos de saneamento, saúde, educação, pobreza, governo, etc e tem sido usada dentro de grandes empresas como uma nova e promissora forma de inovação e solução de problemas.
Mas por que o termo design thinking?
Como o nome mesmo sugere design thinking é a maneira de pensar de um designer. Segundo Maurício Vianna (et al.):
“O designer sabe que para identificar os reais problemas e solucioná-los de maneira mais efetiva, é preciso abordá-los sob diversas perspectivas e ângulos. Assim, prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, que trazem olhares diversificados e oferecem interpretações variadas sobre a questão e, assim, soluções inovadoras.”
Assim, a forma abdutiva de pensar do designer chamou a atenção no mundo dos negócios, que agora usa a sensibilidade e os métodos desse profissional para “casar” as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável e para encontrar o que a estratégia empresarial pode converter em valor para o consumidor ou em oportunidades de mercado.
Espera-se, então, que os engenheiros tenham também esta habilidade, este pensamento não-linear e fora da caixa que pode ser o combustível para grandes mudanças e soluções de problemas na sociedade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quer saber mais sobre Design Thinking? Faça o download gratuito do livro.
Veja Também: Conheça o ‘Método Star’, utilizado em processos seletivos de emprego
Fontes: Harvard Business Review, Design Thinking - IDEO, Livro: Design Thinking : inovação em negócios | Maurício Vianna... [et al.]. - Rio de Janeiro : MJV Press, 2012. 162p. (Clique aqui para download).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Jéssica Dias
Engenheira industrial; formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; com passagem pelo Instituto de Tecnologia de Rochester; tem experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), e já atuou nas funções de Logística, Planejamento e Programação de Materiais.