As tecnologias de modelagem 3D e realidade aumentada (RA) têm avançado e estão transformando a maneira como são realizados os trabalhos de engenharia na atualidade. Pensando nisso, o Engenharia 360 resolveu trazer esse tutorial, compartilhando dicas de como explorar o aplicativo AR Code para transformar objetos físicos em blocos (modelos digitais) para SketchUp, integrando-os aos projetos com precisão e detalhes impressionantes. Confira a seguir!
O que é SketchUp e como ele é utilizado pela engenharia?
SketchUp é um software de modelagem 3D amplamente utilizado no setor de engenharia, além da arquitetura e design de interiores. Sua interface é bastante intuitiva, permitindo a criação de modelos detalhados de edifícios, ambientes, móveis e mais de forma rápida e eficaz. E a versão mais recente, que conta com várias melhorias, incluindo a integração com RA, permite aos usuários importar modelos em três dimensões criados em aplicativos como o AR Code.
Vale destacar que o SketchUp, desde sua concepção, sempre contou com sua própria plataforma de compartilhamento de modelos em 3D, que é a 3D Warehouse. Por lá, é possível criar códigos QR que, ao serem escaneados, oferecem a visualização do modelo em realidade aumentada. Dessa forma, os designers podem compartilhar suas criações e visualizá-las no ambiente físico, numa experiência super imersiva e realista - inclusive se valendo de smartphones ou headsets AR/VR, como o Apple Vision Pro.
O que é AR Code e quais suas funcionalidades?
Agora vamos falar sobre o AR-Code. Este é um aplicativo de realidade aumentada que permite escanear qualquer objeto físico e transformá-lo em um modelo 3D, criando as mais diferentes experiências interativas. Graças às suas capacidades, os objetores escaneados podem ser capturados em todos os seus detalhes. Basta girar o visor da câmera em torno de um ponto fixo, criando uma digitalização precisa e completa.
O mais legal é que os blocos gerados pelo AR Code podem ser exportados para o SketchUp. Antes disso, os modelos digitais podem ser visualizados em um ambiente de realidade virtual. O aplicativo não requer outro aplicativo específico para isso, sendo acessível em uma ampla gama de dispositivos móveis.
Confira outros vídeos ilustrativos da capacidade do aplicativo AR Code no link a seguir: https://www.youtube.com/@arcodecom/shorts
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Como transformar qualquer objeto em bloco para SketchUp via AR Code?
Passo 1
Baixar o aplicativo AR Code (AR Code Object Capture) via loja de aplicativos, como Apple Store. A saber, a tecnologia está disponível para iOS e iPadOS. Certifique-se de ter um dispositivo compatível para garantir a melhor experiência.
Passo 2
Preparar o objeto a ser escaneado. O mesmo deve ser colocado em uma superfície plana, onde você possa circular ao redor dele facilmente (360 graus) para gravar todos os detalhes. É importante garantir que haja boa iluminação e que não haja objetos ao redor que possam interferir na captura.
Passo 3
Iniciar a digitalização, abrindo o AR Code e seguindo as instruções que o aplicativo apresenta na tela. Será preciso fazer uso da câmera do celular para escanear os objetos. Deve-se fazer um percurso ao redor deles, captando suas imagens de todos os ângulos - inclusive da parte inferior. Logo, a ferramenta deve processar os modelos digitais automaticamente, um processo que é rápido e eficaz.
Passo 4
A etapa final é compartilhar o modelo gerado via função de compartilhamento do AR Code. Você pode, por exemplo, jogar o arquivo na nuvem e baixá-lo para o seu computador. Ao abrir o SketchUp, busque por 'Arquivo' e 'Importar'. Navegue até o arquivo formato .sk que foi salvo, selecione-o e clique em importar. Enfim, você já pode usar o bloco em seus projetos de engenharia. Será possível editar, redimensionar ou combinar com outros elementos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O vídeo a seguir ilustra melhor esse passo a passo. Confira!
Essa união AR Code e SketchUp promete! É impressionante como as tecnologias evoluíram. Quem diria que em poucos anos de evolução dos smartphones já seria possível usar celular para transformar objetos físicos em modelos digitais - e ainda mais os exportar para softwares de engenharia e integrá-los aos projetos. Sem dúvidas, ganha-se em agilidade no processo de criação de blocos 3D, como também garante a precisão e riqueza de detalhes que os profissionais tanto buscavam para suas maquetes 3D.
Veja Também: SketchUp: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia
Fontes: Agência Fabesp.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.