Com exclusividade, o time do Engenharia 360 foi convidado a participar do lançamento da nova linha de impressoras e multifuncionais de grandes formatos da HP, onde foi apresentada a nova T830, e contou com a presença de diversos executivos da marca. O responsável pela apresentação foi Norbert Otten - Gerente de Canais para a linha DesignJet da HP.
A nova linha de multifuncionais foi desenvolvida baseada nas tendências para o mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil (AEC), onde o cliente busca fazer um investimento inteligente, com valor agregado, e em que o custo pode ser calculado (custo x benefício).
Listamos abaixo as nossas primeiras impressões sobre a T830, e também algumas das suas features mais interessantes, confira:
+ MFP (Multi Function Printer):
MFP é a categoria que mais cresce no mundo em grandes formatos. Para vocês terem uma noção, no período de 2013 a 2015, o crescimento desse mercado foi de 7% para 15% no Brasil.
+ Produtividade:
A nova T830 é capaz de imprimir em 36”, ou seja, pode ser alimentada com rolos A1 e A0, e também possui um alimentador automático para até 50 folhas (A3 e A4).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Um detalhe importantíssimo é que a T830 imprime até 3x mais rápido que os modelos anteriores.
+ Conectividade:
Uma das coisas que mais me chama a atenção na linha de impressoras de grandes formatos da HP, é a conectividade! A T830 conta com suporte ao sistema Mobile Printing, que permite o envio de arquivos em diversos formatos para a multifuncional à partir do seu smartphone de qualquer lugar que você estiver, e através do aplicativo AiO Remote (disponível para iOS, Android e Windows Phone), você pode escanear um projeto nela e enviar para o seu smartphone/tablet em questão de segundos. Lembrando que o único cabo que a máquina precisa para funcionar é o de energia, todas as outras conexões com a máquina podem ser feitas diretamente via wi-fi.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ela foi desenvolvida para facilitar o trabalho em equipes, e permite que até 5 pessoas se conectem na máquina através do Wi-fi embutido.
+ Tela sensível ao toque:
Geralmente ao adquirir uma impressora de grande formato, há uma certa dificuldade para operá-la. A HP pensou nisso e desenvolveu uma tela sensível ao toque totalmente intuitiva, visando facilitar a vida de quem for operar a máquina. Fui testá-la para sentir se realmente a operação era simples, e eis que fiquei impressionado: Tanto a T830 quanto as outras impressoras da linha possuem alguns vídeos de instrução, exibidos em seu display, e que servem para ensinar a operá-la de forma fácil eficaz.
É a primeira vez que vejo uma máquina dessas com a capacidade de se comunicar e ensinar o próprio usuário. A evolução das máquinas da HP chegaram a um nível onde até mesmo pessoas sem conhecimento técnico conseguem trabalhar com elas.
+ Robustez:
A nova T830 é robusta, porém “compacta”. Isto quer dizer que você precisa “tocar” na máquina o menor número de vezes possível, pois ela possui capacidade para 4 cartuchos de até 300ml, ou seja, estamos falando em mais de 1 litro de tinta (Preto - Ciano - Magenta - Amarelo). Também é possível alimentá-la com cartuchos de 40ml.
A T830 conta com suporte reforçado, e possui um opcional bem interessante (comercializado à parte): Um case de proteção, chamado de HP DesignJet Rugged Case, para que você possa utilizá-la em canteiros de obra sem correr riscos de danificá-la. Em conversa com Norbert Otten, foi mencionado que alguns testes de resistência foram realizados com esse case, e que o mesmo resistiu até mesmo à pancadas de marreta.
Além de tudo, a T830 também é bem leve, fácil de montar, ocupa pouquíssimo espaço, e pode ser movida de lugar com tranquilidade.
+ Custo x benefício da T830:
Chegamos ao ponto que muitos de vocês mais estão interessados em saber: Qual o custo x benefício da T830? Essa questão irá variar de caso para caso, e a depender muito das suas necessidades. A T830 é uma máquina com diversos recursos interessantes, imprime em alta velocidade, possui scanner, mobile printing, além de ser muito fácil de operar. A máquina desembarca no país a um valor de R$25.900,00 - o que pode um preço elevado para a necessidade de alguns, e um preço muito baixo para a necessidade de outros.
Para te ajudar a sanar melhor essa dúvida, listei algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo ao analisar o custo x benefício da máquina:
-
Quanto tempo você demora entre o envio do arquivo para a plotadora e o efetivo recebimento do arquivo em mãos?
-
Caso você descubra um erro no projeto somente ao recebe-lo em mãos, tem que enviar o arquivo novamente para a plotadora. Quanto tempo este re-processo leva?
-
Quanto você gasta com o transporte entre a plotadora e o seu escritório/canteiro de obras mensalmente?
-
Caso você e a sua equipe sejam mobilizadas para trabalhar durante alguns finais de semana / fora do horário de expediente, alguma plotadora da sua região permanece aberta para te atender? Quanto tempo você perde aguardando até a chegada do projeto no dia seguinte / segunda-feira?
Lembre-se também de computar qual o custo você tem com a sua equipe parada aguardando a chegada dos projetos impressos, e qual seria o ganho em produtividade que você e a sua equipe teriam ao ter uma (ou mais) máquinas dessas in loco!
+ Outros lançamentos:
No mesmo evento, a HP também revelou o lançamento da T730, a qual possui praticamente as mesmas características da T830, porém não conta com o grande diferencial de ser MFP, e custando R$14.900,00.
Foram revelados alguns dos futuros lançamentos da linha de grandes formatos da HP:
- Impressora T930, com capacidade para carregar um rolo de papel;
- Impressora T1530, com capacidade para carregar dois rolo de papel;
- Multifuncional T2530 - MFP, com capacidade para carregar dois rolos de papel; dois rolos MFP.
A HP também informou que esses próximos lançamentos garantem uma melhor administração de custos / gerenciamento das impressões. A saturação em modo rápido foi aprimorada, as suas margens de impressão foram reduzidas para 3mm, possuem protocolo NRLMv2 para escoamento em rede, PIN printing, scanner até 60% mais eficiente.
E aí, o que achou dos novos lançamentos da HP? Deixe nos comentários, estamos curiosos para saber!