A engenharia está cada dia evoluindo mais e mais. Os projetistas estão quase em pé de guerra para saber quem consegue criar as maiores estruturas arquitetônicas do mundo. Todo ano, um país diferente anuncia a construção de outra obra faraônica. Existe o edifício mais alto, o mais inclinado, o mais rotacionado, o mais longo e o mais largo ou o edifício mais largo do mundo. Pois, este último é o Novo Centro Global do Século – ou, em inglês, New Century Global Center. Confira como ele é a seguir, neste artigo do Engenharia 360!
O surgimento do New Century Global Center
O Global Center é um ótimo exemplo de até onde a engenharia civil contemporânea pode chegar. Esse é o maior edifício do mundo em termos de área tocando o chão.
Tal obra está localizada em Chengdu, uma cidade da província de Sichuan, no centro da China. É uma metrópole de crescimento rápido, repleta de arranha-céus e com uma população de cerca de 14 milhões de habitantes. Infelizmente, apesar de muito bonita, a região sofre com um problema gravíssimo: a poluição. E como uma forma de escapar do ar venenoso, as pessoas têm se fechado dentro de ambientes construídos, como o do novo centro.
Nos anos 2000, o magnata Deng Hong teve a ideia de erguer um empreendimento tão grande e com instalações tão variadas capaz de ser considerado como uma cidade artificial. Em parceria com a sua empresa, a Entertainment and Travel Group, ele inaugurou, em 2013, o New Century Global Center. Esta é só uma pequena parte do grande planejamento urbano estabelecido para a província, que incluirá a construção do Centro de Arte Contemporânea de Chengdu, projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid.
O edifício de Deng Hong demorou três anos para ficar pronto. Atualmente, ele supera a marca de importantes obras em arquitetura e engenharia civil. Por exemplo, sua superfície é mais longa do que a do aeroporto de Dubai ou de Pequim. Outro empreendimento previsto para a China é o Sky City. Esse edifício também deve superar grandes edificações do planeta. Ele terá 30 metros a mais que o Burj Khalifia, nos Emirados Árabes. Essas são respostas para a expansão urbana acelerada no Oriente.
Veja Também: Os 10 arranha-céus mais altos do mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Design inspirado na cultura oceânica
O New Century Global Center possui um milhão e setecentos mil m² de área. Suas medidas impressionam. São 500 m de comprimento, 400 m de largura e 100 m de altura, equivalentes a 30 andares. Dentro disso, seria possível colocar 25 campos de futebol, ou 20 Óperas House de Sidney, ou mesmo 4 Vaticanos. O grande volume apresenta uma estrutura ondulada de vidro espelhado e aço, forma que foi inspirada nas ondas do mar, nas gaivotas voando e mais.
Veja Também: Conheça a piscina mais profunda do mundo
Dentro do edifício mais largo do mundo
No interior do novo centro de Chengdu existe, por exemplo:
- um lobby, com 65 m de altura;
- dois shoppings centers, somando 400 mil m² de lojas;
- um parque de diversões, contendo uma réplica de aldeia mediterrânica;
- um “navio pirata”;
- um ringue da patinação, de tamanho olímpico;
- um Hotel Intercontinental cinco estrelas, com mil quartos, todos com vistas para o mar;
- um rio artificial, com 500 metros de comprimento;
- um cinema com 14 salas;
- um complexo universitário;
- um museu de arte;
- uma torre de negócios, com 720 mil metros quadrados de escritórios;
- um bazar árabe; e mais de 15 mil vagas de estacionamento.
Atração é o que não falta no complexo. Porém, o que mais chama a atenção dos visitantes é mesmo o Paradise Island Oceanic Park. São 5 mil m² de área de praia artificial, com capacidade para seis mil banhistas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A grande piscina oferece as maiores ondas já produzidas artificialmente. Dispositivos reproduzem a brisa marinha e a luz solar. E uma tela com mais de 150 m, ao fundo, projeta imagens de paisagens, simulando o nascer e pôr da grande estrela.
Mergulhe ainda mais na grandiosidade do New Century Global Center com esses vídeos:
Fontes: Wikiarquitectura, Wikipedia, New York Post, Revista Exame.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.