A cidade que vamos conhecer hoje é a famosa Los Angeles, que se localiza no sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Ela é conhecida mundialmente pelas produções de Hollywood, mas hoje vamos observá-la com um olhar mais técnico (como sempre) e descobrir sua história, urbanismo e arquitetura!
No artigo sobre Seattle eu alertei para pegar o guarda-chuva, mas agora não podemos esquecer do óculos de sol! Bora?
História e geografia
Los Angeles é a cidade mais populosa do estado da Califórnia, com mais de 4 milhões de habitantes. É também a segunda mais populosa dos EUA, atrás apenas de NYC. Sua área metropolitana contém mais de 13 milhões de pessoas!
Inicialmente a cidade foi fundada em 1781 por um governante espanhol, depois se tornou parte do México em 1821 e posteriormente, em 1848, tornou-se território estadunidense junto com o resto da Califórnia. Seu território é de 1302 km².
Los Angeles é uma cidade plana, mas também montanhosa. É muito diversificada em termos de ecossistemas, pois nas regiões ao seu redor contêm praias, montanhas, desertos e neve. Seu clima é mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos mais úmidos. Chove apenas o suficiente para que o clima não seja semi-árido, em torno de apenas 35 dias por ano.
Urbanismo
A cidade se divide e se mistura em centenas de regiões, bairros e distritos, portanto se torna um pouco difícil classificá-los e delimitá-los. Entre eles estão os famosos bairros Hollywood, Beverly Hills e Bel Air. A cidade é muito extensa e horizontal, contendo apenas um núcleo de edifícios altos no centro, os quais formam a famosa skyline.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Trânsito
O território é servido de várias freeways e estradas, porém contém um sério problema de congestionamento. Inclusive quem se frustrou com o trânsito em LA foi o Elon Musk, que criou uma empresa chamada The Boring Company, a qual tem um projeto de um túnel de alta velocidade para Los Angeles e outras cidades. Nós falamos sobre a finalização da escavação desse túnel recentemente aqui no Engenharia 360.
Transporte
Los Angeles tem um bom transporte público, constituído de ônibus e 6 linhas de metrô, formado por 93 estações e que cobre 169 km. Todavia, pelo fato de a cidade ser muito extensa, com os pontos turísticos distantes um do outro e o metrô não cobrindo toda a cidade (diferentemente de NYC), muitos turistas acabam preferindo alugar carros.
O aeroporto de LA, LAX, é um dos mais movimentados do mundo em termos de passageiros, servindo bastante de conexão para vôos com destino final na Ásia.
Praias
O litoral da cidade é banhado pelo Oceano Pacífico e conta com as melhores praias da Califórnia, como Malibu, Zuma Beach, Hermosa Beach, Venice e Santa Mônica Beach.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ah, e na maioria das ruas estão presentes as famosas e charmosas palm trees, que dão um visual especial e único para LA.
Arquitetura e edificações
Disney Concert Hall
O design dessa sala de concertos chama muito a atenção no centro de LA. Construída em 2003 com 12.500 peças de aço, foi financiada pela viúva de Walt Disney por $50 milhões para que se tornasse referência no mundo musical, da arte e da cultura.
Chinese Theatre
Esse teatro foi inaugurado em 1927 na Hollywood Boulevard, e é um dos cinemas mais icônicos de Hollywood, apresentando em sua calçada o “Pátio da Estrelas” onde há impressões de mãos e pegadas de muitas celebridades. Muitas premieres de filmes são feitas aqui.
Rodeo Drive e Beverly Hills
A famosa Beverly Hills é o lar de grande parte das celebridades, abrigando luxuosas mansões (tem até tour pago para mostrá-las aos turistas). Já a Rodeo Drive é um famoso e luxuoso quarteirão em Beverly Hills, que abriga inúmeras lojas de grife e restaurantes de luxo (é onde as celebridades vão comprar as brusinhas). Por suas vitrines, sua arquitetura em estilo europeu e ambiente luxuoso, a região se tornou um ponto turístico na cidade.
Centro
Downtown LA é uma mistura de estilos e uma área contraditória. É onde se encontram os prédios que formam a skyline, onde estão muitos dos museus, várias edificações novas mas também muitos prédios e cinemas antigos. Em algumas áreas do centro encontram-se muitos desabrigados (os EUA tem um sério problema com isso). Eu caminhei por umas ruas que deu medo! Não parecia nada com a Los Angeles dos filmes.
Hollywood Bowl
É um anfiteatro famoso com formas em arcos concêntricos, por isso o nome “bowl”. Está presente dos morros angelinos desde 1929.
Lugares incríveis
Lugares incríveis não faltam por Los Angeles, confira alguns deles:
Pier de Santa Mônica
Um dos principais pontos turísticos da cidade, é um grande píer com um parque de diversões, lojinhas e restaurantes. A praia é bonita e contém uma grande faixa de areia. É ali o ponto final da Rota 66, famosa estrada que quase atravessava o país de leste a oeste.
Venice
Venice é um distrito de LA que fica ao lado de Santa Mônica e contém uma um calçadão à beira da praia super alternativo chamado de boardwalk, cheio de lojinhas e artistas de ruas. A cidade tem esse nome pois foi inspirada em Venice da Europa (Veneza) e por isso foi construída com canais de água e pequenas pontes para cruzá-los, trazendo um charme para o lugar junto com a arquitetura das casas ao redor. É bem retratada na série Californication!
Calçada da fama
É o famoso passeio que fica na rua Hollywood Boulevard, onde celebridades são homenageadas com seus nomes em estrelas. Atualmente foram implementadas 2500 estrelas que atraem milhares de turistas por dia, principalmente finais de semana e feriados quando fica difícil até de visualizar e fotografar as estrelas! Os moradores de Los Angeles fogem daquele local.
Universal Studios
Esse parque é sensacional por diversos motivos, contudo pelo ponto de vista da engenharia e arquitetura, o que mais me chamou atenção foi visitar as cidades cenográficas que muitos filmes e séries foram filmados. Em um tour, eles te mostram o funcionamento das chuvas cenográficas, inundações, trovões entre outros cenários e efeitos. É muito interessante! Ah, e não dá pra deixar de citar a réplica do castelo de Hogwarts e do vilarejo de Hogsmeade!
Warner Studios
Também temos a oportunidade de visitar muitos sets de filmagem e observar como funcionam os cenários dos filmes e séries. É tudo muito bem pensado! Por exemplo: visitei uma cidade cenográfica onde o guia explicava que quando eles constroem, geralmente é só uma faixada, mas que tudo precisa ser um pouco degradado e sujo para parecer real. Outro exemplo são as janelas que são levemente inclinadas para que a câmera não apareça no reflexo. Legal né? Imagina ser um engenheiro ou arquiteto nesses lugares?
Quando fiz esse tour da Warner, visitei o set de gravação de Friends, The Big Bang Theory e também entrei no cenário da série Lúcifer e em outros pavilhões onde acontecem as filmagens. Deu muita vontade de trabalhar lá e fazer parte daqueles processos!
Letreiro de Hollywood
Um dos letreiros mais famosos do mundo, era inicialmente HOLLYWOODLAND e foi erguido como forma de publicidade para vender casas em um novo loteamento na região, mas que acabou se tornando um marco da cidade e nunca mais foi retirado. Não parece, mas cada letra contém 14m de altura! É proibido chegar muito perto, mas através de algumas trilhas e ruas é possível ter uma visão muito próxima e consequentemente uma vista linda da cidade.
Griffith Observatory
Lá no alto de um morro está o Griffith, uma estrutura emblemática que é um observatório, planetário e que traz talvez a melhor vista de Los Angeles. Foi construído em 1935 com o intuito de tornar a astronomia acessível ao público geral. É um lugar sensacional!
Curiosidades
Disneyland: o parque original da Disney é em Los Angeles e foi inaugurado em 1955, e foi o único parque que teve a supervisão direta de Walt Disney.
GTA: o jogo GTA V se passa em Los Angeles, com o nome fictício de Los Santos. Confesso que eu usava o jogo para turistar e, quando visitei de fato a cidade, foi incrível de ver a semelhança de tudo! (A grande diferença é que eu não atropelei ninguém no Pier de Santa Mônica).
Essas são apenas algumas das milhares de coisas incríveis e atrações que essa cidade traz! Já ouvi muitas pessoas dizendo que não acham nada de mais em Los Angeles, principalmente os americanos. Todavia, para uma boa brasileira que sempre comprou muito a cultura dos filmes de Hollywood, é uma experiência mágica!
Gostou da matéria e quer fazer um comentário ou dar sugestões de mais cidades? Comenta aqui ou lá no instagram do @Engenharia360! Até a próxima!
Fontes: Wikipedia; tudosobrelosangeles.com; estudarfora.org.br; discoverlosangeles.com
Comentários
Júlia Sott
Engenheira Civil, formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; estudou também na Stanford University; passou um período trabalhando, estudando e explorando o Vale do Silício, nos Estados Unidos; hoje atua como analista de orçamentos ajudando a implantar novas tecnologias para inovar na construção civil.