Nós fomos conferir de perto a sede nada convencional da Apple, inaugurada em 2017. Confira a seguir sua construção e curiosidades!
Lançamento
Em 2011, Steve Jobs anunciou seus planos para a construção da nova sede da Apple, em Cupertino na Califórnia. O novo endereço seria bem próximo ao Infinite Loop, a primeira e então atual sede da Apple. Ele disse ser a oportunidade de construir o melhor e mais incrível edifício de escritórios do mundo. “É como uma nave espacial”, alegou o cofundador e então CEO da Maçã.
O Arquiteto principal do projeto, Norman Foster, comentou sobre o discurso que Steve fez para o conselho da cidade de Cupertino em sua última aparição pública, antes de seu falecimento. Ele disse ser a declaração mais memorável do CEO, e que talvez fora vital para o Apple Park tornar-se realidade.
Construção e infraestrutura do Apple Park
A construção durou pouco mais de 8 anos e foi idealizada por Steve Jobs como um “centro de criatividade e colaboração”. O projeto foi pensado a fim de ser iluminado e arejado, com um design amplo de painéis de vidros curvos com até 13,5m de altura.
O anel, assim chamada a estrutura, tem cerca de 1 milha de circunferência, 260 mil metros quadrados de escritórios e abriga aproximadamente 12 mil funcionários. Tudo isso custou um total de nada menos que $5 bilhões de dólares.
Cerca de 80% do campus consiste em área verde. Foram plantadas aproximadamente 9 mil árvores, sendo grande parte delas árvores frutíferas: árvores de ameixa, damasco, caqui, e obviamente, maçã.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A cobertura do anel é inteiramente composta de painéis solares, o que permite o Apple Park consumir uma energia 100% renovável.
Os funcionários tem acesso a várias pistas de caminhada e trilhas para pedalar. O campus também abriga uma academia e um centro fitness que custou mais de $70.000.
Dentro da sede, está o famoso Steve Jobs Theater, onde ocorrem os lançamentos dos produtos Apple. O teatro abriga 1000 pessoas e é composto de 4 andares subterrâneos.
Centro de visitantes
Mas é possível visitar o Apple Park? Infelizmente para nós, meros terráqueos, não é possível embarcar na nave espacial. Mas a sede conta com um centro de visitantes, que abriga um café, uma loja com produtos Apple exclusivos, um terraço com vista para o anel e uma exibição com uma maquete altamente tecnológica do Apple Park.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A maquete foi feita 100% de material reciclável vindo dos produtos Apple. Para explorá-la, você usa Ipads que foram fabricados exclusivamente para isso.
É possível conhecer vários detalhes do campus através de realidade aumentada, que permite sentir um gostinho de como é trabalhar nesse campus incrivelmente inovador!
Referências: Wired; Business Insider;
Comentários
Júlia Sott
Engenheira Civil, formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; estudou também na Stanford University; passou um período trabalhando, estudando e explorando o Vale do Silício, nos Estados Unidos; hoje atua como analista de orçamentos ajudando a implantar novas tecnologias para inovar na construção civil.