Engenharia 360

Brasil terá a primeira bateria de nióbio do mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/10/2021 | Atualizado em 28/05/2023 2 min
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Brasil terá a primeira bateria de nióbio do mundo

por Redação 360 | 18/10/2021 | Atualizado em 28/05/2023
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

O nióbio é um material que a Indústria da Metalurgia e Mineração brasileira pode explorar. E empresas estrangeiras estão de olho nisto! Saiba por quê!

Engenharia 360

O nióbio é um material que a Indústria da Metalurgia e Mineração brasileira pode explorar. E empresas estrangeiras estão de olho nisto! Saiba por quê!

Você sabe o que é nióbio? Este é um elemento químico representado na Tabela Periódica pelo símbolo Nb, de número atômico 14. Tem propriedades físicas e químicas similares ao do elemento químico tântalo. E sabe para quê ele é utilizado? Em ligas metálicas de grande resistência, em especial na produção de aços especiais utilizados em tubos de gasodutos. Na prática, também é utilizado na produção de motores de aeroplanos, na propulsão de foguetes e em vários materiais supercondutores. Outras aplicações incluem a soldagem, a indústria nuclear, a eletrônica, a óptica, a numismática e a produção de joias.

Qual é a novidade agora? É que o Governo Federal anunciou recentemente que o Brasil passará a contar com a primeira bateria de nióbio do mundo para recarga rápida de carros elétricos. E por que o nosso país? Porque somos responsáveis por 95% das reservas de nióbio no planeta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

nióbio
Imagem reproduzida de Revista Pesquisa Fapesp
nióbio
Imagem reproduzida de SciELO

Nova parceria poderá mudar o mercado

A Volkswagen e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) anunciaram uma nova parceria para o desenvolvimento e aplicação das baterias com mineral. A saber, em setembro de 2021, a empresa de caminhões e ônibus estudou esta aliança pensando no desenvolvimento e aplicação das baterias com o mineral para utilização em veículos elétricos da montadora, algo inédito na indústria automotiva mundial. A ideia é aprimorar sistemas de controles da operação da bateria com nióbio nos veículos além de fabricar os veículos 100% elétricos utilizados no projeto e implantar a infraestrutura de recarga ultrarrápida.

Sobre o novo uso para o nióbio

Esta nova bateria de nióbio é uma tecnologia que permitirá, como dito antes, recarga de carros elétricos. A informação mais importante é que ela conseguiria fazer isso em cerca de 6 minutos apenas. Conforme a CBMM, a tecnologia que será empregada nas baterias é resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Toshiba, no Japão. Agora, o Brasil entra no jogo oferecendo a matéria-prima para que ligas metálicas em material mais maleável e resistente ao calor e desgaste possam ser produzidas!


Fontes: Diário do Nordeste.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo