O Taipei 101, projeto do arquiteto taiwanês C.Y. Lee, é um dos arranha-céus mais altos do mundo, com 101 andares ou 508 metros. Recentemente, a torre ganhou mais uma vez destaque nos noticiários após Taiwan sofrer um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter. Pode-se dizer que essa estrutura só resistiu graças a uma tecnologia secreta no seu interior, um grande pêndulo antiterremoto em forma de bola. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
A bola dourada do Taipei 101
No coração do edifício Taipei 101, o gigante de aço e vidro localizado em Taipei, Taiwan, encontra-se um dos elementos de engenharia moderna mais revolucionários. A bola dourada, pêndulo antiterremoto, parece desafiar as leis naturais. Ela foi projetada especialmente para que o arranha-céu possa, com sucesso, desafiar os desafios sísmicos, como os frequentes terremotos que assolam a região. Ela pesa 660 toneladas e fica suspensa entre o 87º e o 92º andar. Sem essa peça fundamental, a estrutura poderia ter sido seriamente abalada no último dia 2 de abril.
Em resumo, pode-se afirmar que esse gigante de aço é o maior destaque da arquitetura do Taipei 101, o segredo por trás da sua resistência a terremotos; não uma peça de arte, como muitos pensam, mas um amortecedor de massa projetado para contrabalançar movimentos sísmicos.
Reforço estrutural
Vale destacar que a cidade de Taipei está justamente em uma zona sísmica ativa no mundo, e os construtores não podem negar este fato. Todas as engenharias erguidas na região precisam contar com estruturas mais robustas que o tradicional, e melhor ainda se puderem se valer das tecnologias mais modernas e inovadoras. Só isso poderá mitigar os efeitos devastadores dos terremotos. Nesse contexto, o pêndulo do Taipei 101 é um ótimo exemplo de Engenharia de Segurança.
Além da bola dourada, o arranha-céu também conta com colunas de sustentação numa estrutura reforçada com concreto e aço de alta resistência, além de sistemas de amortecimento nas fundações. Até seus elevadores foram projetados para parar automaticamente em caso de terremoto. Cada detalhe foi projetado para garantir a segurança dos ocupantes em condições extremas.
Veja Também: Terremotos Lentos: Previsão de Grandes Abalos Sísmicos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Funcionamento do pêndulo antiterremoto
Para resumir, o pêndulo antiterremoto do Taipei 101 funciona como um contrapeso dinâmico. Quando um terremoto faz o prédio balançar, a bola gigante se move em sentido contrário às vibrações, dissipando a energia do tremor e reduzindo a oscilação da estrutura, estabilizando o prédio. É como se a bola estivesse "empurrando" o prédio de volta à sua posição original, minimizando o impacto do terremoto. Desse jeito, o Taipei consegue se manter firme mesmo com tudo tremendo ao seu redor.
Infelizmente, a eficácia desse pêndulo já pôde ser testada. Por exemplo, no ano de 2004, quando diversos edifícios de Taipei sofreram danos consideráveis em terremoto de magnitude 6,8. Agora, em 2024, o arranha-céu permanece inabalável. E esperamos que essa tecnologia de amortecimento não precise ser novamente desafiada!
Símbolo de resistência para Taiwan
O Taipei 101 sempre será um modelo exemplar de Engenharia, servindo de referência para o desenvolvimento de outros projetos arquitetônicos para estruturas seguras e imponentes em áreas geologicamente instáveis. Para os taiwaneses, ele é um símbolo de resistência e da capacidade humana de superar desafios. E para os turistas, é uma das mais lindas atrações do país, oferecendo vistas espetaculares da cidade de Taipei.
Timo Volz em Unsplash
Além dessa bola dourada, você conhece outras inovações que merecem ter suas histórias compartilhadas no Engenharia 360? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Olhar Digital, G1 - Globo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.