O Megapak é um sistema de armazenamento de energia composto por um conjunto de baterias de íon de lítio recarregáveis de grande escala. Ele foi fabricado pela empresa Tesla Energy, subsidiária de energia limpa da Tesla Inc, tendo como CEO o famoso bilionário Elon Musk. Aliás - que, recentemente, nós comentamos aqui como investidor de um outra grande pesquisa da empresa, placas solares ultra modernas.
Mas voltando a falar sobre as baterias, cada Megapack pode armazenar até 3 megawatt-hora (MWh) de eletricidade em cada dispositivo do tamanho de um contêiner de transporte, podendo ser usados para armazenar energia gerada por fontes de energia renováveis intermitentes, como solar e eólica. E olha que incrível, esse sistema poderá auxiliar as redes elétricas em momentos de pico e sobrecarga.
O empreendimento é o terceiro e maior sistema de armazenamento de energia oferecido pela Tesla. Lembrando que ela também oferece hoje outros dispositivos menores de armazenamento de energia de bateria, como o Powerwall, destinado ao uso doméstico, e o Powerpack, destinado ao uso por empresas ou em projetos menores de concessionárias de energia.
No futuro, a Tesla pretende entregar para as cidades os Megapacks totalmente montados, incluindo módulos de bateria, inversores bidirecionais, sistema de gerenciamento térmico, disjuntor principal AC e os controles. Segundo eles, em comparação a outros sistemas de armazenamento de energia, este ocupa um espaço 40% menor. Além disso, sua construção requer um menor número de peças e poderá ser realizada em um décimo do tempo.
Baterias Megapack da Tesla pegam fogo
Surpreendendo a todos, duas unidades de baterias Megapack pegaram fogo recentemente, em Victoria, na Austrália, no último dia 30 de julho. Tudo aconteceu durante testes na planta do sistema que deveria ser um dos maiores em armazenamento e fornecimento de energia.
A área onde ocorreu o problema foi evacuada rapidamente, e não houve registros de feridos. Entretanto, o controle do incêndio levou três dias. Foi necessário desconectar os dois Megapacks da rede para evitar que o fogo se espalhasse para outros Megapacks e que houvesse impactos no fornecimento de energia elétrica.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A origem do incêndio
O fogo teria iniciado durante operações de teste no Victorian Big Battery Megapack, nome dado ao projeto encabeçado pela francesa Neoen. A saber, a Neoen, empresa produtora de energia renovável, com sede em Paris, França, desenvolveu, juntamente com a Tesla e a AusNet Services, o projeto em escala de rede com o objetivo de ajudar o estado de Victoria a cumprir uma meta de energia renovável de 50% até 2030. E, para isso, o projeto recebeu 118 milhões de dólares do governo australiano.
O novo sistema de baterias deve oferecer 300 megawatts (MW) de potência no horário de pico de consumo, e armazenar até 450 megawatts-hora (MWh) de energia, o que equivale a abastecer 1 milhão de residências por hora.
A construção e a manutenção dos equipamentos são de responsabilidade da Neoen. Todavia, os custos operacionais serão arcados pelos consumidores, incluídos em suas faturas de energia. Inclusive, parte dos usuários critica o acordo e exige maior “transparência” nos números.
Os gases tóxicos liberados
Os moradores da região realmente estão bem preocupados com a situação, sobretudo com os possíveis prejuízos à saúde. É que, pelo incêndio dos Megapacks, com 13 toneladas cada, foram liberados muitos gases tóxicos que poderiam ser inalados pelas pessoas. Mas, apesar disso, o monitoramento mostrou que a qualidade do ar na comunidade estava com boa qualidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por precaução, a população foi orientada a manter portas e janelas fechadas. E uma investigação sobre o ocorrido, bem como as inspeções físicas na área afetada, iniciaram assim que a equipe especializada concluiu todos os procedimentos necessários.
Segundo Xavier Barbaro, CEO da Neoen, é muito cedo para determinar se o incêndio dos Megapacks atrasará o lançamento oficial do sistema de bateria. Ele afirmou também que, possivelmente, o incidente não trará impactos negativos na lucratividade da empresa prevista para o resto do ano. Já a Tesla, por sua vez, está tendo muito sucesso com o Megapack, atingindo o recorde australiano de acúmulo de energia no último trimestre.
Se você quiser saber mais sobre o incidente com o conjunto de baterias Megapak, recomendamos que assista ao vídeo a seguir!
Fontes: Olhar Digital, Tecmundo, Wikipedia, Mundo Conectado.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.