Escadas rolantes não são meramente itens de decoração - embora possam ser projetadas para serem atraentes e completarem o design de uma instalação. Na verdade, são um tipo de engenharia desenvolvida para fornecer, de forma conveniente e eficiente, um meio de transporte de pessoas de um nível a outro dentro de edifícios e instalações públicas. Isso inclui, shoppings, aeroportos, estações de metrô, e mais.
O maior benefício proporcionado pelas escadas rolantes às arquiteturas é, certamente, a acessibilidade. Isso porque elas são uma ótima opção para pessoas com dificuldades para subir escadas, como idosos, crianças pequenas, pessoas com mobilidade reduzida ou com carrinhos de bebê. Enfim, são uma solução útil e versátil para muitos ambientes e ajudam a tornar a vida das pessoas mais fácil e conveniente. Saiba mais no texto a seguir!
Quando foram feitas as primeiras escadas rolantes do mundo?
As primeiras escadas rolantes foram inventadas no final do século XIX. O americano Jesse Reno patenteou a primeira escada rolante em 1892 e a instalou no parque de diversões de Coney Island, em Nova York. Claro que essas primeiras escadas rolantes eram bem diferentes das que vemos hoje, mas foram o começo da evolução desses dispositivos.
Desde então, as escadas rolantes foram aperfeiçoadas e se tornaram comuns em muitos edifícios públicos, incluindo estações de metrô, shoppings e aeroportos. A popularidade dessas escadas rolantes é atribuída à sua eficiência e conveniência, pois permitem que as pessoas desçam ou subam rapidamente grandes distâncias sem precisar gastar energia, ou tempo.
Como funciona a engenharia das escadas rolantes?
A engenharia por trás das escadas rolantes é relativamente simples, mas muito eficiente. Uma escada rolante consiste basicamente em uma esteira móvel suportada por rolos ou rodas, sendo movida por um motor elétrico. As pessoas ficam em pé ou sentadas na esteira, levadas ao longo da escada rolante.
Aqui está um resumo do funcionamento das escadas rolantes:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Esteira móvel: feita de materiais duráveis, como borracha ou plástico, projetada para suportar o peso das pessoas. A esteira é presa aos rolos ou rodas que a fazem se mover.
- Rolos ou rodas: são os componentes que movem a esteira. Eles são movidos por um motor elétrico, projetados para suportar o peso da esteira e das pessoas.
- Motor elétrico: é responsável por movimentar os rolos ou rodas. Ele é controlado por um sistema de controle que regula a velocidade e a direção da escada rolante.
- Sistema de controle: é responsável por monitorar e controlar a escada rolante. Ele usa sensores para detectar obstáculos ou pessoas na esteira e ajusta a velocidade ou a direção da escada rolante de acordo.
A engenharia das escadas rolantes é projetada para ser segura, eficiente e conveniente para os usuários. A tecnologia tem evoluído ao longo dos anos para incluir recursos adicionais, como degraus móveis, sistemas de segurança avançados e controle de acesso.
Quais as maiores escadas rolantes do mundo?
Existem várias escadas rolantes de grande porte ao redor do mundo. Aqui estão algumas das maiores:
Escada do Cânion de Enshi, na província de Hubei, China
Com 688 metros de extensão, é uma grande atração turística. A estrutura foi instalada ao lado da escada fixa, e é mantida aberta para os usuários mais ativos. Cerca de 7300 pessoas podem ser transportadas do topo do cânion à base, por hora. Anualmente, estima-se que 600 mil pessoas passem por lá.
Escadas de Umeda Sky Building, em Osaka, Japão
O Umeda Sky Building é um edifício com duas torres de 40 andares ou 173 metros de altura. Mas sua arquitetura se destaca mesmo por ter escadas rolantes consideradas as mais altas do mundo. Assim, as torres são justamente unidas por escadas e pontes rolantes. No alto existe um observatório com uma vista espetacular da cidade.
Escada da Central Mid-level, Hong Kong, China
Este é um sistema de escada rolante coberta que se estende por mais de 800 metros e tem mais de 135 metros de elevação. Foi construído para aliviar o congestionamento do tráfego no bairro residencial de nível médio e compreende 20 escadas rolantes e três passarelas móveis inclinadas. Claro que também se tornou uma grande atração turística do país!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Escadas de Ploshchad Lenina, Chernyshevskaya e Admiralteyskaya, na Rússia
Se houvesse um prêmio para a construção de escadas rolantes realmente enormes, a Rússia sem dúvida o venceria. Estas três estações de metrô têm cerca de 140 metros de comprimento e 70 metros de altura, e estão localizadas em estações de metrô separadas em São Petersburgo.
Escada da Estação Kreschatik, em Kiev, Ucrânia
Esta estação de metrô possui uma escada com 132 metros de comprimento. Infelizmente, quase todos hoje a conhecem através das mídias, por conta da guerra na Ucrânia. Durante os mais severos bombardeiros russos sobre a capital, milhares de pessoas procuram o local como abrigo de emergência.
Outros exemplos
- Trampe - Trondheim, Noruega (130 metros)
- Estação de metrô do Parque Pobedy - Moscou, Rússia (127 metros)
- Estação de Metro Sirkeci - Istambul, Turquia (122 metros)
- Estação de Metrô Rustaveli - Tbilisi, Geórgia (120 metros)
- Huangguan Escalator - Chongqing, China (112 metros)
- Estação de metrô Khatai - Baku, Azerbaijão (100 metros)
Essas são apenas algumas das maiores escadas rolantes do mundo e há muitas outras de tamanhos variados ao redor do planeta. Qual outra merecia entrar em nossa lista? Escreva para nós na aba de comentários!
Veja Também: Arranha-céus: conheça os dois sistemas de elevadores mais rápidos do Brasil
Fontes: G1, Mdig, Idealista, Casa Vogue, Gigantes do Mundo, Mental Floss.
LEIA MAIS
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.