Manter a concentração e a organização na hora de estudar, seja em preparação para a faculdade, ou durante os anos de graduação, ou especialização, exige foco e determinação. São diversos os exemplos de distrações que podem desviar nossa atenção, principalmente quando o celular, com as redes sociais, está por perto. Mas há ferramentas e aplicativos que podem auxiliar na organização do plano de estudos e, neste caso, o celular deixa de ser um vilão para se tornar um importante aliado. Um dos exemplos é o app “Smart Study Plan”, que propõe a criação de um plano de estudos inteligente.
A interface do aplicativo é bem simples. Basta adicionar uma matéria, incluir a disponibilidade de estudo – em quais dias da semana e qual período do dia –, tudo de acordo com perfis preexistentes, mas que podem ser personalizados pelo usuário. Ao adicionar cada matéria, basta indicar o peso e o grau de dificuldade da mesma, o que vai ajudar na criação de um plano de estudos mais detalhado.
Após serem inseridas estas informações, é gerado automaticamente um plano de estudos completo pelo aplicativo. A grade, bem dividida, consta com a indicação dos dias de estudo para cada matéria, com a quantidade de horas que devem ser utilizadas, considerando o peso e o grau de dificuldade informados. Portanto, o aplicativo considera o perfil do estudante, contando com um direcionamento para as matérias que vão exigir mais atenção durante os estudos.
Veja Também: 3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Mais vantagens
O Smart Study Plan esteve entre os vencedores do concurso INOVApps, do Ministério das Comunicações, do Governo Federal. O objetivo do concurso é premiar os mais criativos e inovadores projetos de games e aplicativos voltados a temas nacionais nas áreas, por exemplo, de educação, saúde, segurança, cultura, direitos humanos e turismo.
Para se ter uma ideia do que é a iniciativa, o 1º Prêmio INOVApps, criado em parceria com o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), contou com mais de duas mil inscrições, em 2014. Foram premiados, na ocasião, 25 projetos de aplicativos e 25 de jogos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Os projetos vencedores receberam um prêmio em dinheiro e ficaram, inicialmente, como propriedade do Ministério das Comunicações, sendo posteriormente distribuídos gratuitamente.
O acesso permanece gratuito, sem necessidade de cadastro prévio ou de estar conectado à internet para utilização do aplicativo. Basta verificar a compatibilidade dos Smartphones aos requisitos mínimos necessários, como a versão do sistema Android – apenas é necessário ter a versão 5.0 ou superior.
O aplicativo está disponível para download no Google Play, para aparelhos com o sistema Android, e é oferecido pela Intelectin. Há boa receptividade para comentários e sugestões sobre o aplicativo, e o contato pode ser feito através do seguinte e-mail: contact@smartstudyplan.com
Quer conhecer mais sobre o Smart Study Plan? Acesse o link direto pelo Google Play!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Techtudo, Governo Federal
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.