Vencedora da edição 2012 do programa Discovery Education 3M Young Scientist Challenge, a norte-americana de origem indiana Deepika Kurup tinha apenas 14 anos quando apresentou sua ideia no concurso: um purificador de água solar de baixo custo.
Com o prêmio de 25 mil dólares, que recebeu pela sua invenção, ela conseguiu desenvolver sua ideia e colocá-la em prática: no quintal da própria casa, testou uma amostra de água contaminada, retirada da estação de tratamento de esgoto da cidade onde mora, Nashua, em New Hampshire, e comparou os resultados.
Horas após fazer o teste com o purificador solar, ela constatou que a quantidade de coliformes fecais presentes na amostra foi reduzida consideravelmente. A explicação é que a luz solar captada pela sua invenção gera radicais hidroxilos, por meio do óxido de titânio e óxido de zinco. Os hidroxilo conseguem matar as bactérias nocivas presentes na água contaminada.
Em 2015, Deepika foi a vencedora de outro importante prêmio, a Feira de Ciência do Google. Sua ideia aprimora a invenção anterior: uma solução de prata movida a energia solar, que limpa a água de maneira mais rápida.
+ Inspiração
Os pais de Deepika são indianos, sendo que o pai é engenheiro civil e se mudou para os Estados Unidos na década de 1980, onde lecionou na Universidade de Massachusetts Lowell. Em uma de suas viagens para a Índia,a adolescente se impressionou ao ver crianças bebendo água suja.
Ao pesquisar sobre o acesso precário da população à água tratada, ela resolveu fazer algo que tivesse impacto positivo na vida dessas pessoas. Assim, inscreveu sua ideia no Discovery Education 3M Young Scientist Challenge e foi reconhecida.
A jovem inventora, que sonha em estudar medicina e se tornar neurologista, conta que sua paixão pela ciência, combinada com o interesse em resolver desafios globais, inspirou seu interesse na pesquisa que tem feito sobre o tratamento de água por meio da purificação solar.
Fontes: Eco D e Google For Education.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO