Que a tecnologia é uma grande aliada em projetos de arquitetura, engenharia, na construção e reformas de diferentes edifícios não é novidade. Mas os avanços são cada vez mais visíveis e diversificados, e o Walabot DIY é um exemplo.
O que é o Walabot DIY?
Este dispositivo que o Engenharia 360 apresenta neste texto é acoplado ao celular e, como em um raio-X, permite que se saiba o que há atrás da parede, como canos, fiação elétrica e tubos de diferentes materiais, além de detectar movimentos.
Dessa forma é possível evitar acidentes, como furos em lugares indevidos e danos à estrutura da casa ou edifício. A profundidade que é passível de ser visualizada chega aos 10 centímetros, e até mesmo pequenos elementos como parafusos podem ser visualizados.
Como funciona o Walabot DIY?
Para permitir a visualização, há um pequeno sensor 3D que é conectado ao aparelho celular através de um cabo USB. Depois, basta apontar o celular para a parede e na tela é possível ter, com exatidão, a informação sobre o que está atrás da parede, seja ela de concreto ou de drywall.
Para facilitar a utilização e a interação com o aparelho, é possível acoplar um imã ao celular. Além destas funcionalidades, o diferencial do Walabot para outros dispositivos é que este permite a visualização de mais detalhes e por um custo menor. Os demais geralmente retornam com bips ou luzes como um modo de sinalizar o que está atrás da parede.
Preços e disponibilidade
O Walabot já foi divulgado em diferentes veículos da imprensa internacional, de um projeto que teve início em 2014, e foi sendo aprimorado posteriormente. Hoje, o dispositivo importado é uma exclusividade dos EUA, podendo ser adquirido por um valor de cerca de 2 mil reais (dados de 2024). Há versões mais básicas e versões com melhor resolução e frequência, permitindo uma visualização mais detalhada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Enfim, o Walabot DIY representa uma verdadeira revolução em tecnologia para construção e reformas, proporcionando segurança e eficiência nas obras. Para mais informações sobre como a tecnologia pode transformar sua abordagem em projetos de engenharia, continue explorando nosso conteúdo.
Veja Também:
Fontes: Walabot, Tecmundo, Catraca Livre.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.