Engenharia 360

Conheça o MULTI, o elevador sem cabos e que viaja na horizontal

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/04/2025 | Atualizado em 15/04/2025 4 min
Imagem divulgação via Renato Cruz

Conheça o MULTI, o elevador sem cabos e que viaja na horizontal

por Redação 360 | 10/04/2025 | Atualizado em 15/04/2025
Imagem divulgação via Renato Cruz
Engenharia 360

A criatividade dos engenheiros e arquitetos não tem limites, ou tem? Muitos historiadores garantem que as construções modernas só cresceram em altura na medida que os projetos de elevadores foram sendo aprimorados. E agora estamos prestes a ver uma nova revolução no setor com a utilização de máquinas como o elevador MULTI. O sistema é inovador, dispensando cabos e permitindo o trânsito horizontal e vertical. Isso poderia impulsionar um design de edificações ainda mais ousado, de arranha-céus tão altos quanto longos e em formas únicas.

elevador multi
Imagem divulgação via Pplware

A evolução dos elevadores na engenharia

A evolução dos elevadores ao longo dos séculos tem sido gradual, desde o primeiro elevador criado em Roma no século I a.C.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os elevadores modernos para edifícios surgiram no século XIX. O Engenharia 360 gostaria de destacar o sistema inventado pelo norte-americano Elisha Otis - sim, daquela marca que tanto conhecemos aqui, no Brasil -, datado do ano de 1852, que impedia que os elevadores despencassem caso um cabo se rompesse.

O primeiro elevador de passageiros com segurança foi instalado cinco anos depois, em uma unidade comercial da loja Haughwout & Co. Finalmente, graças à Werner von Siemens, os modelos elétricos substituíram os movidos a vapor, permitindo viagens mais rápidas. Depois disso, a engenharia começou a explorar os projetos de arranha-céus.

Agora, na contemporaneidade - mais precisamente em 2017 -, presenciamos a inauguração do MULTI, o primeiro elevador do mundo que dispensa cabos e se movimenta tanto na vertical quanto na horizontal. Ele foi desenvolvido pela antiga marca Thyssenkrupp, (referência em inovações tecnológicas), sendo o segmento hoje da TK Elevator, com foco em transformar completamente a mobilidade dentro dos edifícios.

Antony Wood, diretor-executivo do Conselho sobre Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH), destacou em uma entrevista que o MULTI é "talvez o maior desenvolvimento na indústria de elevadores desde a invenção do elevador há (quase duzentos) anos."

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: A Engenharia dos Elevadores Mais Rápidos do Mundo

Como funciona o elevador MULTI

O elevador MULTI não é nada tradicional! Ao invés de um sistema de cabos por trilhos guiados, sua tecnologia é baseada no princípio da levitação magnética (maglev), muito utilizado em projetos de trens de alta velocidade em países como Japão e China. As cabines se movem suavemente e podem girar 90 graus, permitindo o trânsito em quatro direções - para cima, para baixo, para um lado e para o outro. Aliás, várias unidades podem ser operadas simultaneamente dentro de um loop contínuo. É realmente impressionante! Isso reduz demais o tempo de espera e amplia a capacidade de transporte.

A melhor parte nessa história é como essa tecnologia de elevador abre novas possibilidades para a engenharia e arquitetura de grandes construções, permitindo que os edifícios sejam projetados de maneira mais eficiente e flexível como nunca. Podemos esperar novas configurações espaciais, mais funcionais e integradas. Por exemplo, conexão de diferentes torres em um complexo ou cabines que façam paradas em múltiplos pontos de um mesmo andar - algo inimaginável com os elevadores atuais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são as vantagens do MULTI?

As inovações do MULTI vão muito além de sua capacidade de locomoção. Ele traz benefícios expressivos tanto em eficiência quanto em economia de espaço e energia:

  • Capacidade de transporte até 50% maior que os elevadores tradicionais.
  • Economia de energia de até 60%, graças ao uso da levitação magnética.
  • Redução de 25% no espaço ocupado dentro das edificações.
  • Velocidade de deslocamento de até 18 metros por segundo.
  • Sistema de freios redundantes em vários níveis, garantindo total segurança aos passageiros.
  • Gerenciamento de energia e dados sem fio em cada cabine, tornando-o um sistema inteligente e integrado.

Vale complementar que o sistema de segurança do elevador MULTI utiliza freios de vários níveis redundantes, que asseguram paradas seguras das cabines em caso de emergência.

elevador multi
Imagem divulgação via Gazeta do Povo

Primeiras aplicações da tecnologia na Alemanha

O primeiro elevador MULTI instalado pela Thyssenkrupp foi em Rottweil, em um edifício de 246 metros de altura, contendo 12 poços de teste - sendo três destes dedicados exclusivamente para o novo sistema de transporte. Esse modelo, assim como descreve a fabricante, viaja a 18 metros por segundo - por isso, é considerado como um dos sistemas de elevadores mais rápidos do mundo. Isso atraiu a atenção da empresa OVG Real Estate, que firmou o primeiro contrato comercial para instalação do MULTI em um empreendimento no East Side Tower, em Berlim.

elevador multi
Imagem divulgação via Renato Cruz

Veja Também: Conheça os principais tipos de elevadores para edifícios


Fontes: Pplware, TecMundo, Gazeta do Povo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo