Engenharia 360

Confira as casas enviadas pela ONU para os desabrigados no Rio Grande do Sul

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/05/2024 4 min
Imagem divulgação via O Globo

Confira as casas enviadas pela ONU para os desabrigados no Rio Grande do Sul

por Redação 360 | 25/05/2024
Imagem divulgação via O Globo
Engenharia 360

O Rio Grande do Sul passa desde o final de abril de 2024 por uma crise climática. As chuvas intensas, consequência de uma soma de fatores incomuns no clima, resultaram em enchentes e deslizamentos de terra, destruindo milhares de moradias e deixando milhões de pessoas desabrigadas. Em meio a esse caos, a Organização das Nações Unidas (ONU) se propôs a doar para o estado 200 unidades de casas montáveis - antes utilizadas por refugiados venezuelanos em Boa Vista, Roraima.

Essa solução rápida e eficiente poderá trazer alívio e esperança para muitas vítimas dessa tragédia. Pensando nisso, o Engenharia 360 explora neste artigo um pouco a arquitetura dessas estruturas habitacionais. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A contribuição da ONU para o Rio Grande do Sul

As casas montáveis enviadas para o Rio Grande do Sul (mais precisamente para Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre) partiram da ação da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Esse é um trabalho de emergência que ela já realizou em outras crises humanitárias ao redor do mundo. E além de enviar essas habitações, também encaminha outros itens essenciais de apoio à gestão dos abrigos, incluindo dezesseis toneladas de itens de necessidade, como colchões, cobertores, roupas, lonas, água e kits de higiene. Estima-se que possam ser atendidas cerca de mil pessoas.

casas montáveis ONU
Imagem divulgação Acnur via UOL

As principais características das casas montáveis da ONU

Medidas gerais

Quando montadas, as casas montáveis da ONU chegam a 17,5 m², medindo 2,83 metros de altura, 5,68 metros de comprimento e 3,32 metros de largura. Elas pesam 140 kg cada, compostas de paineis de teto e paredes, uma porta com fechadura, quatro janelas, e um sistema simples de iluminação alimentado por energia solar. Essas casas têm um isolamento feito de espuma poliolefina à prova d'água, protegendo contra o calor e os raios solares. E a estrutura na totalidade pode suportar ventos até 101 km/h.

casas montáveis ONU
Imagem divulgação via O Globo

Veja Também: Exército Brasileiro e as Ações para Auxiliar em Obras de Emergência no RS

Logística e montagem

Levar essas casas para o Rio Grande do Sul envolve uma complexa logística internacional. Parte das unidades são encaminhadas a partir de Boa Vista, outras da Colômbia e outras ainda do Panamá, ambos centros logísticos estratégicos da ACNUR na América Latina. E até que os locais de instalação sejam definidos (provavelmente as tais cidades provisórias prometidas pelo governo estadual), ficarão armazenadas em um depósito do banco Banrisul, distribuídas conforme as necessidades das áreas mais afetadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Especialistas da ONU devem trabalhar na montagem dessas casas montáveis juntamente com equipes da Secretaria de Obras do Rio Grande do Sul. O processo é rápido, cerca de quatro a cinco horas por unidade. Primeiro os pacotes são abertos. Depois, é fixada uma estrutura em aço ao chão por ganchos que funcionam como âncoras. E as paredes e o teto se encaixam nisso.

casas montáveis ONU
Imagem ONU divulgação via Olhar Digital
casas montáveis ONU
Imagem divulgação via G1
casas montáveis ONU
Imagem divulgação via G1

Impacto das casas montáveis nas comunidades

As comunidades afetadas por crises humanitárias podem se beneficiar bastante com as casas montáveis da ONU. Além de fornecer abrigo, as estruturas garantem dignidade e segurança para aqueles que enfrentam a difícil tarefa de reconstruir suas vidas.

A utilização de energia solar para iluminação e carregadores nas casas montáveis é um exemplo de inovação sustentável em resposta a crises humanitárias. Essa solução não apenas alivia a pressão sobre as redes elétricas locais, comprometidas nessa situação de desastre, mas também promove o uso de fontes de energia renovável, alinhando-se visando desenvolvimento sustentável da própria organização.

casas montáveis ONU
Imagem ONU divulgação via Olhar Digital

Sem dúvidas, esse é um caso exemplar de como a Engenharia de Emergência pode contribuir de forma rápida, eficaz e sustentável em resposta a crises climáticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: G1, CNN Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo