Tim Cook foi o CEO da Apple durante muitos anos. No tempo em que trabalhou como vice-presidente de operações mundiais, propôs que a empresa cortasse parceria com todas as varejistas parceiras e montasse a sua própria rede de lojas. Na sequência, o lendário Steve Jobs começou a estudar novas maneiras de vender e exibir os produtos da marca de maneira física. Ele buscou apoio nos grandes nomes da indústria e, em 2001, apresentou ao público as duas primeiras Apple Stores, em Virgínia e Califórnia.
As lojas Apple ao redor do mundo
As lojas Apple foram projetadas para oferecer a melhor experiência possível para os seus usuários. Isso fica muito evidente através do cuidado estético rigoroso de seus ambientes, com um conceito arquitetônico, design, arrumação e funcionamento impecáveis. São quase 300 unidades só nos Estados Unidos. E aqui, no Brasil a primeira Apple Store do país - e também da América Latina - foi inaugurada em 2014, na cidade do Rio de Janeiro.
Ao todo, são 500 lojas Apple distribuídas em 25 países ao redor do mundo, incluindo o Reino Unido e China - algumas unidades de rua e outras localizadas dentro de shoppings. O mais legal é que o seu visual está bem diferente do que se via lá no início dos anos 2000, muito mais ousadas, diferentonas e seguindo as tendências modernas.
Seria muito difícil comentar sobre todas as lojas Apple mais bonitas ou de localizações mais peculiares, formas diferenciadas, melhor integração com praças públicas e mais, pois a lista poderia ser muito extensa. Por isso, nós, do 360, nos limitamos a trazer àquelas que julgamos parecer mais futurista, com característica de partido arquitetônico semelhantes. Confira as 7 melhores conforme a nossa lista!
1. Marina Bay Sands
Esta unidade da Apple está localizada em Singapura. Trata-se de uma loja nova, inaugurada em 2020, com estrutura flutuante lembrando uma bolha que é feita de vidro e marcada por brises horizontais que protegem seu interior da incidência solar.
2. Central World
Esta é mais uma unidade da Apple inaugurada em 2020. Ela está localizada na praça central da cidade de Bangkok, na Tailândia. Sua estrutura é circular, com um grande pilar central feito de madeira - onde estão as circulações de escada e elevador -, tem dois andares, envolta de placas de vidro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
3. Zorlu Center
Esta loja fica localizada em um complexo comercial em Istambul, Turquia. É um lindo exemplo do Estilo Minimalista de Arquitetura. Sua estrutura é parcialmente subterrânea, com um grande bloco quadrado de vidro circundado por um espelho d’água.
4. Piazza del Liberty
Esta Apple fica em Milão, Itália. Seu projeto é um dos que melhor resolve a questão da integração de uma praça pública e Store por meio de uma escadaria que serve para apreciação da paisagem. E sua fachada é destacada por uma linda fonte por trás do pano de vidro, marcando também a entrada da loja.
5. Pudong
Esta unidade da Apple está localizada no distrito de Pudong de Xangai, na China. Seu design representa o Estilo Impressionista de Arquitetura. Diferente das construções anteriores, seu modelo de vidro transparente segue um formato cilíndrico, formado por placas curvadas - uma tecnologia cara e muito complexa de executar.
6. Quinta Avenida
A Arquitetura da Apple de Nova York parece uma mistura das lojas da Turquia e da China, citadas antes. Também é um cubo com estrutura parcialmente subterrânea, marcada por uma escadaria de vidro que leva os visitantes da praça na Quinta Avenida para o nível inferior.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
7. Sanlitun
Claro que, com a maior população do mundo, a China não poderia ter apenas uma loja Apple com Design e Arquitetura que chamassem a nossa atenção. Precisamos destacar também a loja de Pequim, com estrutura composta de peças de aço inoxidável.
8. IFC Shopping Center
Por último, destacamos a loja de Hong Kong. Esta Arquitetura predial apresenta uma estrutura ousada, suspensa entre dois arranha-céus e sobre uma via pública. Seu efeito visual é incrível!
Então, o que achou destas lojas Apple que listamos? Já conhecia alguma delas? Escreva-nos nos comentários!
Veja Também: Será mesmo verdade que o relógio inteligente Apple Watch poderia salvar vidas?
Fontes: MAC Magazine, Techtudo, Techtudo 2, Forbes.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.