Hoje em dia, quando o assunto é fone de ouvido normalmente focamos em olhar o design e a compatibilidade. Porém, olhando como engenheiro, como eu deveria escolher meu produto?
Impedância
Em um fone de ouvido, a impedância serve para melhorar a definição do som. Ela pode ser definida como aquela resistência que tem em todos os equipamentos eletrônicos. Porém, o objetivo dela é eliminar os ruídos internos do equipamento. Portanto quando maior a impedância, mais livre de ruídos será o fone de ouvido.
Um exemplo de fones para uso profissional, é o fone de ouvido da marca Koss, modelo Porta Pro. Este normalmente é usado por DJs, e possui impedância de 60 Ohms.
Por outro lado o fone de ouvido JBL T450BT possui impedância de 32 Ohms, e tem uma qualidade excelente, principalmente para quem não é profissional.
Sensibilidade
A sensibilidade nos diz até onde o volume do som vai chegar. É uma característica medida em dB SPL/W (Níveis de pressão sonora por Watt). Por isto, quanto maior esta característica, maior o volume do som.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Os fones de ouvido da KZ ED12 chegam a 120 dB SPL/W, enquanto os da marca Skullcandy chegam a 94 dB.
Resposta em Frequência
Por incrível que pareça, esta é a informação que menos influencia no quesito qualidade de um fone de ouvido.
O porque disto é simples, o ouvido humano é capaz de escutar sons de 20Hz a 20KHz, mas dificilmente os sons alcançarão esta amplitude. Por isto, comprar um fone de ouvido com uma amplitude menor não significa que você comprou um modelo de qualidade inferior.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Porém, quanto maior a resposta em frequência, melhor vai ser a percepção do fone de ouvido com relação a certos tipos de som.
No Brasil existem modelos com a amplitude de 20Hz a 20KHz, são eles: JBL Duet BT, Knup Kp-350, e o Razer Adero.
Fiquei devendo falar sobre as características do fone da apple ou da beats. Acontece que o fabricante não disponibiliza as informações técnicas de nenhum destes produtos. Sabemos que a qualidade é boa apenas porque já utilizamos, sem nenhuma informação técnica por trás.
Devemos ponderar que a escolha do fone adequado depende de qual vai ser o seu uso. Um músico vai olhar de forma mais assídua a estas características, e um hobbista pode não ter condições de investir na melhor das qualidades técnicas. Porém, ainda assim, possuir um produto que o atende perfeitamente.
Referências:
Leia também: A Importância do Mindset de crescimento na engenharia
Comentários
Beatriz Zanut Barros
Engenheira de Energia; formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; com Mestrado em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona; profissional no setor de armazenamento de energia com vasta experiência em expansão de sistemas de transmissão e análise de mercado de energia em países latino-americanos.