Os primeiros meses de 2022 foram sombrios. Conhecemos outra vez um novo mundo; um mundo com ameaças de Terceira Guerra, em grande parte por consequência da invasão da Rússia no território da Ucrânia. Mas precisamos lembrar que esse não é o único episódio triste envolvendo o posso russo e ucraniano. Entre 1922 e 1991, essas nações e mais treze pertencentes à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas participaram dos conflitos da Segunda Guerra Mundial (1932 - 1945) e Guerra Fria (1947 - 1991).
Em todas essas fases, a produção de armamentos se intensificou; e alguns sistemas desenvolvidos - hoje ou antes - parecem até saídos de filmes. Nestes anos todos, a antiga USS e agora a Rússia conseguiu emplacar vários projetos bem bizarros - muitos até bastante efetivos nos conflitos. Reproduzimos aqui, resumidamente, a lista montada pelo site TecMundo. Confira!
Exemplos de armas já usadas pela Rússia [enquanto integrante da USS]
1. Beijo da morte
Batom que escondia arma de fogo com um único projétil de 4,5 mm, próprio para ser levado pelas espiãs russas.
2. Recuo violento
Canhão 2B1 Oka, capaz de atirar projéteis de 420 milímetros e 750 quilos a uma distância de até 45 quilômetros, e que parou de ser utilizado, pois o recuo violento de apenas um disparo costumava quebrar o chassi do veículo.
3. Morte em alta velocidade
Aeronave Sukhoi T-4, de estrutura de titânio e aço inoxidável, sistema de navegação inovador, e que chegava à velocidade superior à Mach-3.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Será que guerras podem deixar algum legado positivo?
4. Dominador do espaço aéreo
A aeronave MiG-105, parte do projeto Spiral, era capaz de fazer voos em altitudes quase que inimagináveis.
5. Grande Tufão
Conhecido como Typhoon ou Tufão, foi o maior submarino já construído na história, com 175 metros de comprimento e capaz de disparar até 192 mísseis, além de seis torpedos.
Veja Também: A Arma do Fim do Mundo: conheça o torpedo nuclear submarino "Poseidon" russo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
6. Sucesso absoluto
O avião VVA-14 foi a tecnologia mais avançada de arma antissubmarina da época da Guerra Fria, também funcionando como veículo anfíbio, fazendo decolagens verticais diretamente da água.
Veja Também: Guerra na Ucrânia: Engenharia do Antonov-225 Mriya é destruída pelo ataque russo
7. Tanque pesadão
A T-35 era uma "estação de guerra móvel", equipada com canhão e quatro outras estações de disparo, canhões menores e metralhadoras.
8. Ouriço aniquilador
A aeronave de design modificado, Tu-2Sh Fire Hedgehog, apresentava compartimento de bombas com um arsenal de 88 metralhadoras capazes de expelir 72,9 mil projéteis por minuto e que, olhando de fora, parecia mais um ouriço.
Veja Também: Este exercício sobre guerras e aviões traz uma lição importante sobre matemática
9. Guarda-chuva búlgaro
Uma das armas mais letais da USS, grande preferida dos integrantes da KGB, parecia mesmo um guarda-chuva convencional, mas com uma ponta que disparava uma minúscula bala contendo veneno ricina.
10. Trenós nada convencionais
Os Aeronavis, com características de tanques e equipados com motores de avião - como o RF-8 e o NKL-26 -, eram utilizados para serem usados em terrenos nevados, para onde o inimigo poderia ser atraído e derrotado com mais facilidade.
Qual a relevância de compartilhar todas essas informações? É entender como o conhecimento científico pode ser trabalhado para o bem ou para o mal, o que vai depender das nossas decisões. E que, apesar desses itens da nossa lista serem armas ou outros equipamentos bélicos, podemos admirar a criatividade do seu design e engenharia.
Então, qual desses projetos achou mais bizarro? Escreva sua opinião na aba de comentários!
Veja Também:
Fontes: TecnoMundo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.