Engenharia 360

Como funciona o sistema construtivo em Wood Frame?

Engenharia 360
por Redação 360
| 01/08/2017 | Atualizado em 04/03/2021 3 min

Como funciona o sistema construtivo em Wood Frame?

por Redação 360 | 01/08/2017 | Atualizado em 04/03/2021
Engenharia 360

Wood Frame, expressão da língua inglesa que significa “quadro ou moldura de madeira”, é uma técnica construtiva em que a estrutura é feita por perfis de madeira em conjunto com placas estruturais. No Brasil, também é conhecida como moldura de madeira.
A maioria das residências em países como o Canadá, Estados Unidos, Austrália e Suécia são construídas a partir desse sistema. No Brasil, seu uso ainda é modesto, já que técnicas como a alvenaria convencional é cultural e, portanto, mais aceita pela maioria. No entanto, essa realidade vem mudando e ganhando mais adeptos, já que a adesão sustentável tem conquistado cada vez mais construtoras e empreendedores.

Como funciona o sistema construtivo em Wood Frame?
Fonte: Pixabay.

+ Saiba mais

Embora o Wood Frame faça parte do Sistema de Construção Sustentável, ele é capaz de resistir a cargas verticais com ótimo desempenho, como telhados e pavimentos. Eles são produzidos a partir de madeira de reflorestamento, como pinus. A madeira utilizada no Wood Frame deve estar seca e sem imperfeições ou desníveis.
Esse sistema construtivo pode ser encontrado em placas e painéis, que permitem a aplicação de diversos acabamentos. Portanto, utilizar o Wood Frame não interfere na finalização do projeto desejado. As chapas estruturais fecham o esqueleto de madeira. Suas espessuras também variam: chapas de menor espessura são destinadas à estrutura de paredes e telhados enquanto chapas de maior espessura são empregadas em lajes e pisos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona o sistema construtivo em Wood Frame?
Fonte: Pixabay.

O sistema construtivo em Wood Frame pode ser usado para construção de casas de até cinco pavimentos em conjunto com diversos materiais, além de permitir rapidez na montagem e total controle dos gastos já na fase de projeto por ser industrializado. O comportamento estrutural do Wood Frame é superior ao da alvenaria estrutural em resistência, conforto térmico e acústico.
A fundação deve ser definida para cada local específico de implantação da obra após a realização da análise do solo. No entanto, a fundação utilizada normalmente para edificações de pequeno porte, casas ou sobrados, no sistema Wood Frame, tem sido em laje tipo radier ou sapatas corridas.
A necessidade de projetar e construir pensando na sustentabilidade tornou-se algo muito importante. Por isso o Wood Frame vem se destacando como uma excelente opção estrutural.

Como funciona o sistema construtivo em Wood Frame?
Fonte: Pixabay.

+ Vantagens da construção em Wood Frame:

  • Além do uso de materiais renováveis, a execução da obra em Wood Frame é capaz de reduzir em até seis vezes o prazo da entrega, proporcionando uma economia geral, de tempo e orçamento;
  • Há também uma diminuição considerável de resíduos e entulhos, causados pelas obras de construção civil, que vão diretamente para o lixo, pois o Wood Frame é um material seco e leve;
  • Outra vantagem interessante é o conforto térmico. Tanto em regiões mais frias quanto em locais mais quentes, a sensação térmica dentro do imóvel é bem agradável, o que faz com que vários consumidores optem por esse sistema em diversas regiões do país.

+ Desvantagens:

  • Baixa produtividade na execução;
  • Necessidade de materiais adicionais para ter a textura lisa;
  • Dificuldade para encontrar peças e equipamentos para reparos e manutenção;
  • Falta de mão-de-obra qualificada.

Agora que você conhece esse sistema, tem mais uma opção na hora de escolher o projeto de sua casa.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo