Engenharias inspiradas em Júlio Verne 

Pai da ficção científica 

Redação 360 09/04/2023

Júlio Verne escreveu histórias de  ficção que anteciparam tecnologias que se tornariam realidade décadas depois. Seus enredos tiveram um impacto significativo em diversas criações que utilizamos hoje.  Veja a seguir! 

Verne é um dos principais influenciadores do desenvolvimento de submarinos, graças ao romance “Vinte Mil Léguas Submarinas”. Na época em que o livro foi publicado, em 1870, o escritor ajudou a popularizar a ideia. 

Submarinos

As personagens em “A Volta ao Mundo em 80 Dias” dependiam de locomotivas desenvolvidas por engenheiros, por exemplo, para completar sua jornada. Por isso, as obras de Verne tiveram uma grande influência no projeto de novos trens. 

Locomotivas modernas

Verne também é creditado como uma das primeiras pessoas a imaginar viagens espaciais. Seu romance  “Da Terra à Lua” descreve uma viagem de foguete à Lua. E isso inspirou muitos cientistas a desenvolver foguetes e tecnologias espaciais. 

Foguetes espaciais 

Verne ajudou a impulsionar o desenvolvimento aeronáutico.  O romance “Cinco Semanas em um Balão” de Verne, de   1863, descreve uma expedição pela África em um dirigível, o que ajudou a popularizar a ideia de aeronaves movidas a ar.  

Dirigíveis 

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.