A Engenharia de Prompt está em ascensão, ilustrando como a IA já é uma ferramenta poderosa, com capacidade de melhorar comunicação entre pessoas e sistemas de IA generativos, como ChatGPT.
A Engenharia de Prompt ajuda a otimizar os resultados das inteligências, gerando comandos mais eficazes para os modelos de linguagem, direcionando chatbots a produzirem respostas mais precisas e úteis.
Só assim as IAs poderão ser mesmo as poderosas aliadas dos mais diferentes setores da Engenharia como esperamos, e até de muitas profissões que surgirão a partir delas, impulsionando o progresso humano.
Também vale esclarecer o que é uma persona da IA. A tradução mais simples desse conceito é uma representação fictícia de um usuário ou entidade usada para contextualizar e direcionar as interações com sistemas de Inteligência Artificial.
Pode-se treinar modelos de IAs para explicar diálogos como personas ou que respondam diálogos como personas, dando resultados mais personalizados ao que o usuário do sistema busca, com uma interação mais personalizada e eficaz.
É muito importante dizer que a qualidade de um prompt emitido pode afetar a resposta da IA "estimulada" por ele, gerando resultados que vão bem além daqueles desejados.
Em contrapartida, comandos altamente formulados resultam em respostas mais precisas. Esse é o desafio e missão dos engenheiros de prompt!
E o trabalho desses novos engenheiros deve envolver criatividade, compreensão de linguagem natural e, obviamente, conhecimento de IA.
Observação: Mesmo hoje, praticamente no começo da exploração das IAs, já existem prompts prontos à venda na Internet.
Mas se você quiser criar um, deve começar entendendo as especificidades da IA utilizada, depois definindo uma persona, mantendo o público-alvo em mente e fornecendo informações detalhadas.
Esse conhecimento em Engenharia de Prompt pode ser usado na criação de conteúdos de entretenimento, como jogos, histórias, e ilustrações - aposto que você já brincou com ferramentas como Midjourney.
Mas também é possível usar prompts em IAs para obter respostas para áreas como saúde, finanças e atendimento ao cliente.
Também encontrar soluções para segurança de software, criação de assistentes virtuais, combate a fake news, etc.
Observação: Empresas utilizam engenheiros de prompt para agilizar tarefas, melhorar atendimento ao cliente e criar soluções inovadoras em várias áreas.
A Engenharia de Prompt é o tipo de conhecimento que será aplicado na prática de forma lúdica ou profissional.
Você pode aprender algo assim por meio de cursos online, guias e documentação ou através da prática mesmo.
Mas tenha em mente que terá de adquirir conhecimentos em linguística, análise de dados, programação e matemática - isso mesmo, matemática.
Também ter criatividade, raciocínio lógico e pensamento crítico.
Fora estar sempre por dentro dos últimos lançamentos em IA.
Fontes: Mundo Conectado, Draft.
Imagens: Os devidos créditos encontram-se no artigo original do Engenharia 360.