Redação 360 16/11//2022
Assim como outras tecnologias, houve também uma notável evolução do celular ao longo dos anos. E a inovação deste aparelho certamente só está começando! Confira, a seguir, como foi a evolução do celular!
Assim como outras tecnologias, houve também uma notável evolução do celular ao longo dos anos. E a inovação deste aparelho certamente só está começando! Confira, a seguir, como foi a evolução do celular!
Nesta época, os equipamentos eram enormes, pesados e custavam uma grande fortuna. A exemplo do primeiro Motorola, o DynaTAC, de 1974. O mesmo, em rede analógica, só foi liberado para o público em 1984.
Aqui começou a ser possível o envio das mensagens de texto. Também, na evolução do celular, já se via processadores de sinais digitais e de alta tecnologia – redes iDEN, CDMA, GSM, que duraram até a virada do milênio.
Ano do primeiro aparelho a incluir funcionalidades de PDA, que permitia o envio e recebimento de chamadas de voz. Também foi a primeira vez em que se usou a tela sensível ou touchscreen, com uso de canetas ou dedos.
A Motorola lançou o StarTAC, primeiro telefone flip. Também houve o lançamento do Nokia 9000 Communicator, considerado um dos primeiros smarthphones, com possibilidade de acesso à Internet via navegador.
A Nokia aresentou o primeiro “telefone em barra”, o Nokia 6160, com display monocromático, antena externa e uma bateria recarregável com um tempo de conversação de 3,3 horas. O aparelho de telefonia mais vendido da década!
A Ericsson lançou o T36 Ericsson, com Bluetooh para conexão sem fio com computadores e tecnologia de reconhecimento de voz e Aircalendar. Ea Nokia lançou o Nokia 3310, com bateria mais durável e o famoso joguinho Snake II.
O Motorola RAZR V3 chegou nesse ano arrasando, super estiloso; o primeiro telefone ultra fino, com apenas 14 mm de espessura. O modelo também incluía uma antena interna e um teclado gravado quimicamente.
Agora, tinha-se agora teclado touchscreen multi-touch. Neste ano, foi lançada também a primeira plataforma cheia de recursos para telefones celulares, como um sistema operacional mais simplificado “tipo computador”.
Os aparelhos são atualmente menores e mais leves. Em 2011, no Brasil, a Tim passou a comercializar o primeiro celular dual-chip, o Motorola Screen EX 128. Já no ano seguinte, o mercado recebeu os modelos de tecnologia 5G.