Dimensionar corretamente a capacidade do reservatório evita desperdícios e assegura que haja água suficiente para suprir as necessidades da família durante períodos sem abastecimento regular.
Tipo de edificação: o tipo de edificação influencia o consumo diário de água. Por exemplo, apartamentos costumam ter um consumo maior que residências.
Quantidade de pessoas: o número de pessoas que moram na residência também influencia o consumo diário de água.
A fórmula para calcular o tamanho ideal do reservatório de água é a seguinte:
Consumo diário (litros por pessoa) x Número de moradores x Dias de reserva = Tamanho ideal da caixa d'água
Por exemplo, para uma família de 4 pessoas, com um consumo diário de 150 litros por pessoa e uma reserva para 2 dias, o cálculo seria: 150×4×2=1200150×4×2=1200 litros.
Considerar a quantidade de dias de reserva é crucial para garantir que o reservatório tenha capacidade suficiente para atender às necessidades durante períodos de falta de abastecimento.
Recomenda-se que o reservatório tenha capacidade para abastecer a residência por pelo menos dois dias em caso de interrupção no fornecimento de água.
Armazenar água por períodos prolongados pode levar à proliferação de fungos e bactérias, portanto, o dimensionamento deve ser feito com base nas necessidades específicas da residência.
Fontes: Escola Engenharia.
Imagens: Os devidos créditos encontram-se no artigo original do Engenharia 360.