A contenção de encostas é um procedimento técnico de engenharia essencial para consolidação de inclinações, evitando as chances de ocorrer deslizamentos.
Ou seja, o conceito principal desse tipo de projeto é a segurança! Ele deve levar em conta a opinião de um especialista geotécnico e geológico, para um melhor diagnóstico do problema. É com base nisso que a equipe de engenheiros deve fazer a escolha da solução.
E um processo que não pode ser ignorado é o sistema de drenagem - superficial, para coleta e desvio de água da chuva, e profunda, para retirar a água do subsolo, aumentando o coeficiente de segurança da encosta.
Por fim, faz-se necessário fazer um plano de monitoramento para a obra de contenção.
Muro de Gravidade ou Muro de Arrimo: uma das soluções mais simples e comuns, indicada para terrenos com baixa capacidade de carga e podem ser feitos de várias maneiras, a depender da natureza do terreno.
Por exemplo, em pedra, como o tipo Gabião, para a contenção de taludes e margens de córregos.
Muros Crib-Wall: solução com pré-moldados em concreto, para uma contenção simples e rápida e que não exige manutenção.
Muros de saco com solo-cimento: efetivo para terrenos mais arenosos. A saber, solo cimento é uma mistura composta por terra, cimento e água.
Solo grampeado e grampeado verde: neste caso, a superfície recebe chumbadores enterrados, evitando que grandes massas de terra se movam.
Cortina de concreto ou cortina atirantada: grampos ou barras de aço são fixadas ao talude do morro e cobertas com concreto.
Justamente esses grampos - em profundidade ideal para manter a estabilidade da estrutura.
Estacas pranchas ou estacas justapostas: já esta solução é temporária, para trabalhos de curta duração - antes da solução definitiva -, feita com peças de metal no formato de pranchas com encaixes para a construção de uma parede de proteção.
China tenta transformar áreas de deserto em florestas verdes
Tragédia em Petrópolis: histórica enchente e os repetidos erros de planejamento urbano
Pesquisadores do México desenvolvem sistema de telhados verdes montados sem mão de obra especializada
Fontes: Estado de Minas, Santos - SP, Wasaki, Wyde.
Imagens: Os devidos créditos encontram-se no artigo original do Engenharia 360.