Thiago Fagundes 12/12/2022
Quando o final da vida acadêmica chegar, uma nova fase inicia, as responsabilidades começam a bater à porta. A busca por colocação no mercado começa e as exigências são altas. O canudo, no final das contas, é apenas um detalhe!
Seus colegas de sala, veteranos, professores e até calouros são pessoas que podem lhe abrir diversas portas. A principal porta de entrada para qualquer empresa é: indicação, respeito e confiança.
Cursos gratuitos, workshops, semanas acadêmicas, mini-cursos, congressos e coisas desse tipo não são feriados. No final das contas, eles podem, sim, lhe render muito mais do que as horas extracurriculares.
Na faculdade, alternei entre aulas, trabalhos, projetos e estudos das 7:30 da manhã às 11 da noite. Não foi saudável, mas me mostrou que um pouco de organização traz muita tranquilidade, e tempo para outras coisas.
Tire dúvidas de amigos, colegas, até mesmo de desconhecidos. Isso não te atrasa, acredite. Não seja egoísta. Além de ajudar a fixar a matéria, levanta questionamentos que talvez nem você tivesse se dado conta.
Não é porque é “só” um trabalho ou prova que não merece capricho, que não precisa ser bem organizado. Faça as coisas com esmero sempre que possível; esse é um hábito muito saudável a se adquirir e levar para a vida profissional.