Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Visitamos a nova fábrica de motores da Ford que irá produzir o 1.0 mais potente do mercado

por Eduardo Mikail | 13/04/2014
Copiado!

Com investimento de R$400 mi, a nova fábrica produzirá até 210 mil motores/ano. O motor 1.0 de 3 cilindros irá equipar o novo Ka.

fabrica-motores-ford-camacari-blog-da-engenharia-01

Na última quarta-feira (09), participamos da inauguração da primeira fábrica de motores da região Nordeste, instalada no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari-BA. A unidade vai produzir a nova família de motores 1.0 com três cilindros Duplo Comando Flex que equipará o novo Ka 2014 nas versões hatch e sedan, que chegam às ruas após a Copa do Mundo.
Novo-Ford-Ka-2014-Blog-da-Engenharia-2
O lançamento da fábrica e dos novos motores para veículos compactos de entrada, vem de encontro à estratégia de crescimento da Ford, que gerou 300 novos empregos diretos e trouxe um investimento de cerca de R$400 milhões para o país.
Fábrica de Motores Ford_36

A Nova Fábrica

“A Fábrica de Motores de Camaçari faz parte da mais rápida e mais ambiciosa expansão da manufatura global da Ford nos últimos 50 anos”, diz John Fleming, vice-presidente executivo de Manufatura Global e Relações Trabalhistas. “A Ford está realizando este ano a sua sequência mais agressiva de lançamento de produtos, com a introdução de 23 novos veículos globalmente. Essa fábrica de motores vai ajudar a apoiar a nossa estratégia de crescimento nas áreas de manufatura e produto.”
Com uma capacidade instalada para 210.000 motores por ano, o destaque da nova fábrica, que está entre as mais modernas do mundo com padrão de qualidade global, é uma operação totalmente conectada via wi-fi com equipamentos de última geração, onde é possível o monitoramento on-line da qualidade da produção, e da manutenção das máquinas e ferramentas. Além disso, cerca de 40 robôs e carregadores automáticos de peças proporcionam um elevado índice automação, e oferecem eficiência e ergonomia aos operadores.
fabrica-motores-ford-camacari-blog-da-engenharia-04

Potência e Economia 

Depois da visita à fábrica, a Ford apresentou em um workshop o novo motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex que promete se tornar referência dentre os propulsores dessa cilindrada no quesito eficiência em economia de combustível – etanol e gasolina – mas os dados de desempenho não foram divulgados pois ainda estão em homologação no Inmetro.
O novo e compacto motor é comparado à de blocos de cilindrada maior, com 85 cv com etanol e 80 cv a gasolina já chega como o mais potente da categoria – torque de 105 Nm e 100 Nm a 4.500 rpm, respectivamente. E não pára por aí, o motor com três cilindros em linha é naturalmente aspirado, traz tecnologia de redução de ruídos, duplo comando variável independente TiVCT e sistema eletrônico de partida a frio (sem tanquinho), o Ford Easy Start.

fabrica-motores-ford-camacari-blog-da-engenharia-03

Eduardo Mikail (eu), Douglas Ribas, Nerd Pai, Pro.º Maury e Richard Max Tech.


Para os interessados no aspecto ambiental, a Ford também pensou nisso. A sustentabilidade é garantida por uma moderna central de ultrafiltragem, que realiza o tratamento de 100% dos efluentes industriais. Além de um sistema de coleta seletiva, os veículos industriais usam sistema de recarga “fast charger” e não necessitam da troca de baterias.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:
Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários