Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?

Engenharia 360

4 min

POR Larissa Fereguetti 16/04/2019

Optar pela Engenharia nem sempre é uma decisão fácil (e olha que não chegamos à parte que parece mais difícil ainda, que é escolher sobre qual dos 39 tipos de Engenharia vamos fazer). Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a) nos dias atuais? É uma carreira satisfatória?

vale a pena ser um(a) engenheiro(a)
Imagem: thoughtco.com

+Ah, Engenharia! Tantas dúvidas…

Todas essas parecem perguntas de quem vai tentar vestibular, mas a verdade é que nos questionamos isso o tempo todo, mesmo durante a graduação (quando estamos sofrendo com alguma matéria que parece ter saído das profundezas) e até depois de formados.

Na engenharia, a responsabilidade é enorme. Existe uma velha piada (se é que podemos chamar assim) que diz que a diferença entre a Engenharia e a Medicina é que o médico, quando erra, só mata um. Sem graça ou não, essa “piada” carrega um lembrete importante: o tamanho da responsabilidade de um engenheiro mediante qualquer uma de suas ações.

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades e também um grande estresse. Um(a) engenheiro(a) passa por desafios constantes. O tempo todo, tomamos decisões cuja implicação que pode cair sobre nossas cabeças a qualquer momento (literalmente). O desafio intelectual também é grande, principalmente quando você precisa essas grandes decisões. Isso pode ser um parque de diversões para quem fica entediado com facilidade.

vale a pena ser um(a) engenheiro(a)
Imagem: monash.vic.gov.au

+ A carreira

No mercado de trabalho, há cada vez mais profissionais formados em Engenharia. Muitos são altamente capacitados, o que torna a concorrência brutal (e também pode inflar muitos egos). É até difícil falar sobre a situação dos engenheiros no mercado brasileiro atual, que é muito instável.

A Engenharia está em tudo a nossa volta, mesmo isso que nem sempre seja muito óbvio. Um(a) engenheiro(a) é uma pessoa curiosa, alguém que quer descobrir como tudo funciona, que vê engrenagens girando o tempo todo para mover o mundo. Se não é, provavelmente aprenderá a ser, porque esse é algo intrínseco à profissão.

A verdade é que Engenharia envolve promover o bem-estar social, desenvolver soluções que tornam a vida mais prática, etc. Ou seja, envolve todo o desejo de transformar o mundo em um lugar melhor. É isso que um(a) engenheiro(a) deve ter como ponto de partida para sua carreira.

vale a pena ser um(a) engenheiro(a)
Imagem: tsp-engineering.

+ A escalada até o topo

Nem sempre somos nós que escolhemos a Engenharia. Às vezes, é ela quem nos escolhe. Então, quando consideramos todos os obstáculos para obter nosso tão sonhado título de engenheiro(a), o custo-benefício parece desanimador. A faculdade é difícil sim, consome dias e noites de estudo, demanda dedicação e responsabilidade. Tudo isso contribui para moldar o seu ‘eu profissional’. Embora muitos estudantes não saibam, o alívio não vem com a formatura. É depois dela que você vai precisar batalhar para construir sua carreira, ganhar experiência, se estabelecer no mercado ou na área acadêmica.

O desânimo com a carreira também é normal. A velha pergunta “o que eu estou fazendo com a minha vida?” começa a aparecer com mais frequência. Isso porque nós traçamos planos sem parecer lembrar que o futuro é bem incerto. Planejamos sair da faculdade com um grande emprego e com a vida feita, mas descobrimos, de forma frustrante, que não é bem assim. Mesmo se a pessoa for uma daquelas sortudas que parece nascer com o caminho feito e a carreira traçada, é muito difícil permanecer no topo quando não há dedicação e esforço.

vale a pena ser um(a) engenheiro(a)
Imagem: theengineer.co.uk

Um(a) engenheiro(a) não deve parar de estudar e nem de buscar por atualizações, deve sempre persistir no aprendizado. Afinal, por estarmos diretamente ligados a tecnologias, precisamos estar preparados para acompanhar o mercado.

+ Vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?

Quando perguntam se vale a pena ser um(a) engenheiro(a), a resposta é simples: tudo vale a pena quando envolve algo que você gosta. Movidos pelo desejo de fazer Engenharia e por um sentimento de amor (ou ódio, de vez em quando, principalmente durante a faculdade, que nem Freud explica) ao que fazemos, vale a pena.

Ser engenheiro(a) é desafiador, mas as dificuldades fazem parte do percurso e agregam mais valor ao que fazemos, ao que nos tornamos e ao que somos. Assim, Engenharia não é sobre dinheiro, status ou sobre qualquer coisa superficial. Engenharia é sobre amor ao ofício, sobre colocar em prática nossas habilidades e sobre poder dizer, com o coração cheio, que somos engenheiros(as) e que mudamos o mundo.

vale a pena ser um(a) engenheiro(a)
Imagem: surna.com

carreira de engenheiro
carreira na engenharia
Engenharia
engenharia vale a pena
responsabilidade de engenheiro
ser engenheiro
vale a pena ser engenheiro

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Guia de salários da Engenharia 2019: confira quanto ganha cada profissional
iPhone 11, Watch, Arcade, iPad... Veja todos os lançamentos que a Apple anunciou! [ATUALIZADO]
Pesquisadores desenvolvem ferramenta portátil para detecção de cianotoxinas
Substituição no anodo de grafite pode melhorar as baterias recarregáveis
Bombeamento de água subterrânea interfere na vazão de rios: veja efeitos nos EUA
Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados