{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia de Energia

Conheça a polêmica torre solar “Olho de Sauron”


Inaugurada em 2019, no complexo solar de Ashalim - deserto de Neguev, em Israel -, esta torre solar de 245 metros de comprimento - sendo possível ser vista até do espaço - serve para produção de energia elétrica destinada a residências de habitantes. A mesma é popularmente conhecida como "Olho de Sauron", com inspiração na história do 'Senhor dos Anéis', por conta do seu tamanho e, sobretudo, brilho intenso, que até poderia causar problemas de visão se a pessoa olhar diretamente por muito tempo para a estrutura.

Imagem reproduzida de Liberproeliis Wiki - Fandom

A torre "Olho de Sauron" está em meio a milhares de painéis. Sua fonte, obviamente, é de energia limpa. Funciona assim: durante a noite, ela é desligada e o sol refletido aquece a água e a transforma em vapor. O processo faz com que as nuvens de vapor sejam canalizadas para o nível do solo, girando as turbinas para gerar eletricidade. Mas, curiosamente, muitos especialistas consideram sua tecnologia obsoleta.

Sem contar que vários outros detalhes na história dessa torre desagradam às pessoas. Para começar porque ela custou muito caro para ser construída e a eletricidade gerada é cobrada em valores muito elevados para a população. Alguns chegaram a dizer que sua luz refletida poderia causar câncer. E tem quem se limite a destacar a poluição visual que ela causa na paisagem.

A saber, existem cerca de 25 torres desse tipo no mundo, mas apenas uma, localizada nos Emirados Árabes, é maior que a de Ashalim.

Fique, agora, com uma sequência de imagens da torre "Olho de Sauron"!

Imagem reproduzida de Olhar Digital
Imagem reproduzida de Olhar Digital
Imagem reproduzida de Olhar Digital
Imagem reproduzida de Inhabitat
Imagem reproduzida de The New York Times
Imagem reproduzida de The New York Times

Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Disqus Comments Loading...