Você sabe o que é uma “empresa verde”? Se respondeu que é uma empresa com atitudes sustentáveis, acertou! Mas você sabe o que é necessário para que seus negócios sejam intitulados dessa forma?
Muito mais do que reduzir o uso de papéis, é preciso tomar medidas para economizar recursos, como água e energia elétrica.
É cada vez maior a cobrança da sociedade para que as empresas sejam sustentáveis, e poucas contam com profissionais dedicados exclusivamente às questões ligadas à sustentabilidade e à gestão ambiental.

Sustentabilidade não é gasto — é investimento
O consultor Enio De Biasi, sócio-diretor da De Biasi Auditores Independentes, explica:
“Muitos pequenos e médios empresários acreditam que investir em algo sustentável em seus negócios é oneroso. Mas é justamente o contrário, já que é possível mudar a partir de detalhes que, de tão simples, muitas vezes passam despercebidos – como separar os lixos recicláveis, usar lâmpadas que gastem menos energia e fechar as torneiras durante algumas tarefas – e que podem até trazer economia, mesmo que em longo prazo.”,
Ele ainda enfatiza:
“Para trabalhar de modo ecologicamente correto, independentemente do tamanho da empresa, basta que cada um queira fazer a sua parte. Para isso, é necessário entender como influenciar as pessoas a comprarem a ideia da sustentabilidade. E quem adota práticas sustentáveis está à frente quando surgem novas legislações relativas ao meio ambiente, como a Lei dos Resíduos Sólidos e a proibição das sacolas plásticas.“
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

10 ações para deixar sua empresa mais verde
O consultor De Biasi sugere 10 medidas práticas para ajudar as empresas a adotar, de forma realista, uma postura mais sustentável, sem impacto negativo nos negócios.
1. Criar ambientes de trabalho sustentáveis
Projetos com foco em sustentabilidade devem considerar os impactos de cada decisão — como o tipo de dispositivos usados, o local de trabalho dos funcionários e o desenho dos espaços.
2. Controlar e neutralizar emissões de carbono
Algumas organizações medem as emissões para calcular quantas árvores devem ser plantadas e assim neutralizar o carbono lançado na atmosfera.

3. Adotar políticas de gerenciamento de energia
Crie sistemas de monitoramento, desligue equipamentos ao deixar o posto de trabalho e substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
4. Usar sacolas biodegradáveis e descartar corretamente resíduos
Substitua sacolas tradicionais por biodegradáveis e procure empresas especializadas para o descarte correto de lixo tóxico, pilhas, baterias e lâmpadas.

5. Escolher fornecedores sustentáveis
Verifique se o fornecedor cumpre as legislações ambientais e trabalhistas e utiliza meios legais em suas operações.
6. Tornar cartões de visita mais ecológicos
Use papéis reciclados e tintas à base de soja — isso melhora a imagem da empresa e ajuda o meio ambiente.
7. Instalar software para reduzir impressões
Evite desperdício de papel e tinta com programas de gerenciamento de impressão. Elimine também o uso de máquinas de fax.
8. Melhorar a sala de descanso
Incentive o uso de canecas reutilizáveis e reduza o consumo de copos e talheres plásticos. Substitua máquinas automáticas por opções mais sustentáveis.
9. Aprimorar equipamentos em vez de trocá-los
Use seus equipamentos pelo maior tempo possível, fazendo upgrades antes de substituí-los por novos — isso reduz lixo e custos.
10. Pensar verde na hora de trocar móveis e materiais
Prefira peças compostas por materiais reciclados ou madeiras certificadas quando for renovar o escritório.
Enfim, ser uma empresa verde vai muito além de uma tendência. É uma estratégia inteligente, que reduz custos, melhora a imagem da marca e ajuda o planeta.
Com pequenas mudanças, sua empresa pode fazer parte dessa transformação sustentável.
Veja Também: ESG: O Futuro dos Negócios Sustentáveis em Engenharia
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.
