Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

E se fosse necessário realizar prova para obtenção do CREA? [Texto opinativo]

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 07/04/2013
Copiado!

Este artigo é 100% opinativo sobre o tema, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. Como engenheiros/estudantes de engenharia creio que todos estamos aptos a respeitar a opinião uns dos outros, tentando assim constituir uma sociedade melhor. Obrigado.

Recentemente, fizemos uma pegadinha saudável, como fazemos em todo dia primeiro de abril. O tema escolhido nesse ano foi: “CREA passará a exigir prova para engenheiros e recém graduados [atualizado]“, e foi um dos temas mais discutidos no Blog esse ano. Tivemos quase 70 comentários, os quais foram bem divididos entre opiniões positivas e negativas. O assunto é realmente muito polêmico devido à dificuldade que já passamos durante o curso de Engenharia, e muitos disseram: “Após 5 anos de muito estudo ainda temos que fazer prova para conseguir o CREA?”. Eu, particularmente falando, creio que a aplicação de uma prova para obtenção do CREA não é necessária, porém, levando em conta o quanto estudamos durante o curso, creio que devemos estar aptos a passar por uma prova para a obtenção do CREA, visto que encontramos diversos Engenheiros no mercado que eu realmente não sei como conseguem se formar. Não estou generalizando os casos, mas há anos acompanhamos diversos casos de falhas na Engenharia, erros de cálculo, mau dimensionamento de estruturas (principalmente na Engenharia Civil), e etc. Creio que poderia ser aplicado um teste prático e lógico específico para cada área da Engenharia, algo bem diferente da tão famosa prova da OAB (formandos em advocacia). Um teste lógico e rápido, que qualquer um de nós que iremos atuar na área somos capazes de fazer, nada de provas envolvendo 100 questões com questões de Cálculo, Física, Álgebra ou qualquer outra disciplina.

Medida do tipo faria com que “peneirássemos” os profissionais que realmente estão aptos para exercer a sua profissão, não querendo desmerecer todos os formados, pois sei o quão difícil são os cursos de Engenharia.

Aviso: Este artigo é 100% opinativo sobre o tema, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. Como engenheiros/estudantes de engenharia creio que todos estamos aptos a respeitar a opinião uns dos outros, tentando assim constituir uma sociedade melhor. Obrigado.

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Matérias Relacionadas

Comentários