{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Notícias

Análise dos fatores por trás do colapso do teto do Osasco Plaza Shopping


No dia 8 de março de 2023, os paulistanos foram surpreendidos por um incidente alarmante. Parte do teto sobre a zona da praça de alimentação do Osasco Plaza Shopping, localizado na Grande São Paulo, desabou. Felizmente, momentos antes do colapso, funcionários que estavam no local notaram trincas no teto e evacuaram a área, evitando assim que o incidente resultasse em mortes ou ferimentos. No entanto, devido à gravidade do ocorrido, a prefeitura da cidade interditou todo o estabelecimento por tempo indeterminado, enquanto as autoridades investigam as causas do desabamento e garantem a segurança dos frequentadores do shopping.

O que diz o Corpo de Bombeiros

Após algumas horas do incidente, o Corpo de Bombeiros informou à imprensa que a laje que desabou não era somente o teto da praça de alimentação, mas também servia como base para um estacionamento. Como resultado, quatro carros foram engolidos pela cratera. De acordo com informações divulgadas pela CNN na manhã seguinte, uma obra recente foi realizada no shopping.

Anteriormente, havia uma claraboia no local em que a laje desabou. Sendo assim, é possível que tenham sido instalados novos elementos no projeto do prédio, como lajes e vigas, que não eram originais. Essa possibilidade levanta importantes questionamentos sobre as práticas de construção e manutenção do shopping, e aumenta a preocupação com a segurança estrutural do edifício.

Imagem reproduzida de Arquivo pessoal de Ana Luiza via G1-SP
Imagem reproduzida de G1-SP
Imagem reproduzida de Band-UOL

As câmeras internas e externas do shopping capturaram o momento do desabamento, proporcionando imagens chocantes. O incidente começa com um gotejamento, o que leva a equipe a isolar a área. Poucos minutos ou segundos antes da queda, o teto começa a soltar um pó branco, enquanto a queda de água fica cada vez mais forte. Em seguida, o forro de gesso desaba, seguido pela laje que suportava os veículos. Alguns estilhaços atingem a praça de alimentação, causando pânico e correria entre as pessoas presentes.

Veja Também:

Como funciona o Laudo Técnico assinado pelos engenheiros?

O que diz a Prefeitura de Osasco

"DESABAMENTO DE LAJE NO OSASCO PLAZA SHOPPING

Prefeitura cassa alvará de funcionamento e shopping permanece totalmente interditado

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou que o alvará de funcionamento do Osasco Plaza Shopping, onde houve desabamento da laje do estacionamento, está cassado. Novo documento só será liberado após relatórios do CREA, Polícia Civil, Defesa Civil e laudo técnico comprovando a ausência de riscos no local.

'A segurança dos funcionários e dos consumidores está em primeiro lugar. Só iremos liberar a documentação após a constatação da ausência de riscos. O shopping ficará totalmente interditado.', anunciou o prefeito."

Veja Também:

Jovem prevê desabamento de edifício e salva seus moradores

O que deve acontecer com o Osasco Plaza Shopping

O histórico do Osasco Plaza Shopping é bastante complicado, como se sabe. Em 1996, um vazamento nos dutos de gás causou uma explosão que matou 42 pessoas no local. Em 2015, durante uma chuva, parte do forro de uma loja desabou, forçando os funcionários de segurança a abrir furos no gesso para drenar a água. Em outra ocasião, uma parede também desabou. Agora, a causa do colapso foi uma fissura que se formou na laje e que provocou o rompimento de uma rede de água.

A laje que desabou, responsável por criar um estacionamento no piso superior do Osasco Plaza Shopping, foi construída há 10 anos para fechar uma claraboia. Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, não é possível identificar ferragens ou partes de vigas de apoio entre os destroços. É visível apenas uma laje fina quebrada, ainda com os pedaços da manta de impermeabilização expostos.

Uma série de possíveis causas do desabamento está sendo considerada. Entre elas, está a possibilidade de um erro na ancoragem da armadura, ou seja, um erro de projeto que resultou em uma armadura insuficiente, além de uma possível sobrecarga não prevista. É importante ressaltar que a queda de estruturas é semelhante à queda de aeronaves, e sempre ocorre como resultado de uma combinação de eventos e erros, que precisam ser investigados minuciosamente.

Imagem reproduzida de TV Globo
Imagem reproduzida de Band-UOL
Imagem reproduzida de Band-UOL
Imagem reproduzida de Band-UOL

O 5º Distrito Policial de Osasco irá abrir um inquérito para realizar exames periciais na engenharia da estrutura. Além disso, uma equipe do CREA, junto com a Defesa Civil, está avaliando as condições da construção após o desabamento. É importante ressaltar que a documentação do Osasco Plaza Shopping estava em dia, no entanto, agora os gestores reconhecem que o edifício foi comprometido e aguardarão a avaliação das causas do incidente para oferecer o suporte necessário aos lojistas e frequentadores.


Fontes: G1, Band.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...