{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Inspiração

Estratégias para equilibrar a vida universitária e pessoal em cursos de Engenharia em 2023


O Engenharia 360 lançou na primeira semana do ano a seguinte pergunta nas redes sociais: "Como equilibrar o tempo entre aulas de Engenharia, trabalhos, estudo e vida pessoal em 2023?". As respostas, infelizmente, não foram positivas. Teve gente que disse que isso não tem como dar certo, apenas se não dormir ou fazer três clones de si. Contudo, tivemos também a opinião de dois colegas redatores do 360. E mais, coletamos outras na Internet e trouxemos especialmente para com você, neste texto. Confira!

Veja Também:

5 ferramentas e metodologias para melhorar a gestão da qualidade

Dicas para equilibrar seu tempo nas engenharias

"Antes de tudo é necessário montar a sua agenda. Simples assim mesmo.

Trata-se de um caso simples de gestão do tempo.

O dia tem 24 horas para todos e é nossa responsabilidade saber como alocar cada evento em determinado horário.

Exemplo:

Quando fiz faculdade, o curso era integral e tinham "janelas". Eu me programava para estudar e fazer os trabalhos nesses horários.

Tinha que considerar o tempo de deslocamento de minha casa para a USP.

Também havia uma vida social ativa. No campus sempre havia algum evento / festa /cerveja e claro que também tinha espaço na agenda.

Tem 2 livros ótimos para quem quiser saber mais sobre ferramentas para melhoria da gestão do tempo:

  • produtividade para quem quer tempo;
  • a tríade do tempo."

- Cristiano Oliveira.


"É trabalhoso, e exige bastante foco e determinação para conciliar essas áreas. Várias pessoas acabam deixando de lado uma delas para focar nas outras. Mas, assim que entendemos que nesse mundo não temos tanto tempo como imaginamos, buscamos a maneira de equilibrar, mesmo que seja difícil." - Maurício Silva.


1. Crie um cronograma: Anote todas as suas responsabilidades e compromissos e distribua-os de maneira equilibrada ao longo da semana.

2. Estabeleça prioridades: decidir quais tarefas são mais importantes e dedicar mais tempo a elas.

Imagem de pixabay

3. Evite multitarefa: faça uma coisa de cada vez e você terá mais foco e produtividade.

4. Faça pausas regulares: tire um tempo para relaxar e recarregar as baterias.

Imagem de pixabay

5. Peça ajuda quando precisar: se você estiver se sentindo sobrecarregado, não hesite em pedir ajuda a amigos, familiares ou professores.

6. Não seja muito duro consigo mesmo: lembre-se de que é humano e que precisa de descanso e lazer para manter a saúde mental e física.

Imagem de pixabay

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...