Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Televisão holográfica poderá chegar ao mercado em alguns anos

Engenharia 360

2 min

POR Larissa Fereguetti 15/07/2013

Você provavelmente já viu mensagens holográficas em muitos filmes. Mas já imaginou uma TV holográfica?

A aposta de alguns pesquisadores do MIT é de que essa tecnologia esteja disponível em aproximadamente 10 anos. Tudo isso devido a um chip desenvolvido por eles. E o preço? Ignorando os custos relacionados à construção, o chip fica em torno de US$ 10.

A invenção é do aluno do MIT Daniel Smalley, cujo projeto de doutorado na área de holografia foi base para a descoberta. O protótipo construído por ele gera projeções holográficas coloridas (o mais comum era imagem monocromática) em uma resolução de 30 quadros por segundo, semelhante ao das televisões comuns.

O chip é motivo de comemoração para o grupo de pesquisa. Embora a tecnologia capaz de realizar transmissões holográficas em tempo real já exista, a novidade seria melhorar a resolução e torná-la acessível aos consumidores.

TV-holográfica3-blog-da-engenharia
 

A tecnologia 3D oferece imagens sobrepostas, enquanto um holograma ofereceria uma visão do próprio objeto e sem a necessidade do uso de óculos especiais. Como o custo das televisões holográficas é muito alto, o grupo busca reduzir esse custo para o patamar das TVs comuns.

A técnica é chamada “acústico-óptica” e já foi usada anteriormente por um professor do MIT, mas o seu custo era alto devido ao uso de dióxido de telúrio. Smalley substituiu esse material por niobato de lítio, um cristal menor e mais barato, e o inseriu em um sistema que direciona a luz gerada a partir de canais microscópicos encaixados lado a lado nas “guias de onda”. Dentro de cada uma há um eletrodo de metal que vibra, produzindo ondas acústicas que modulam a forma e as combinações que feixes de luz nas cores vermelha, azul e verde tomarão na projeção após passar pelo cristal.

É provável que as tecnologias para televisões sejam cada vez mais aprimoradas. O Japão, país que luta para conseguir sediar a Copa do Mundo de 2022 no lugar do Catar, já aposta nas transmissões dos jogos por TVs holográficas. Será?

Fonte: Revista Galileu

hologramas
MIT
TV holográfica

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Tesla está trabalhando em ventiladores pulmonares feitos com partes de carros
6 dicas para otimizar seu home office | Lista 360
Robô delivery de medicamentos desenvolvido pela USP pode evitar contágio por coronavírus
Bioesterelizador desenvolvido em universidade paraibana pode atuar como mais uma frente contra coronavírus
O que é desinfecção ultravioleta e como esse conceito está sendo usado na pandemia de coronavírus
Como machine learning pode ajudar a driblar a resistência a antibióticos?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ