Engenharia 360

O que é VPN e como essa ferramenta pode transformar a experiência online?

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/09/2024 | Atualizado em 09/09/2024 4 min
Imagem de foto grátis em Freepik

O que é VPN e como essa ferramenta pode transformar a experiência online?

por Redação 360 | 02/09/2024 | Atualizado em 09/09/2024
Imagem de foto grátis em Freepik
Engenharia 360

Recentemente, a tecnologia VPN foi assunto nas mídias por conta da determinação da suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil. Foi citada uma possível multa para quem driblasse a determinação usando a VPN para acessar a plataforma. Diante disso, o Engenharia 360 viu uma oportunidade para conversar com seus leitores e explicar o que é essa tecnologia, detalhando suas vantagens e como escolher a melhor opção para suas necessidades. Confira a seguir!

O que é e como funciona a VPN?

VPN é sigla em inglês para Virtual Private Network (Rede Privada Virtual), uma ferramenta utilizada para garantir uma navegação segura, privacidade online e proteção de dados sensíveis, algo que é crucial hoje para usuários e empresas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na prática, funciona assim: a tecnologia cria uma conexão criptografada entre dois dispositivos através da Internet. Ao acessar uma web, os dados são redirecionados para um servidor remoto, tendo o endereço de IP real ocultado, sendo alterado por um endereço VPN, que garante maior segurança na navegação. As informações podem ser, então, trocadas de forma confidencial, mesmo através de redes públicas, como o Wi-Fi em um café ou aeroporto.

tecnologia VPN
Ilustração reproduzida de Top10VPN

Explicando melhor, ao utilizar uma VPN, o tráfego de Internet do usuário seja redirecionado através de um servidor da VPN, que pode estar localizado em qualquer lugar do mundo, permitindo que as pessoas acessem conteúdos que podem estar restritos geograficamente - é aí que entra a história do X (Twitter). E as informações codificadas tornam-se ilegíveis para possíveis interceptadores, como hackers e outras entidades maliciosas.

Veja Também:

Entenda como a criptografia pode deixar de ser segura com a computação quântica

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais os diferentes tipos de VPN que existem?

Existem basicamente três tipos de VPN, cada um com as suas características e especificações específicas:

VPN corporativa

Ideal para empresas, essa VPN permite que dispositivos se conectem à rede interna de forma segura. Ela é fundamental para acessar plataformas internas e compartilhar recursos empresariais.

VPN para Internet

Esses serviços comerciais são voltados para uso geral e podem ser pagos ou gratuitos. Eles são utilizados para melhorar a segurança e acessar conteúdos restritos geograficamente.

VPN para jogos

Especialmente desenvolvida para otimizar a experiência em jogos online, essas VPNs ajudam a reduzir a latência e melhorar o desempenho em jogos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia VPN
Imagem de
foto grátis em Freepik

Quais são os principais usos e benefícios da VPN?

  • Segurança em redes Wi-Fi públicas: evitando que hackers interceptem informações confidenciais, como senhas e dados bancários.
  • Acesso a conteúdo com restrição geográfica: acessando conteúdo online bloqueado, como catálogos estrangeiros de streaming e jogos não lançados localmente.
  • Anonimato e privacidade online: dificultando o rastreamento de atividades online, com nível adicional de privacidade, importante em um mundo cada vez mais digital.
  • Acesso remoto para empresas: permitindo que funcionários acessem a rede da empresa de forma segura, compartilhando arquivos, acessando servidores internos e mais.

Como e por que os engenheiros devem usar VPNs?

Como explicado antes, VPNs ajudam na proteção de dados confidenciais e ataques cibernéticos e acessos autorizados. Isso inclui, por exemplo, proteção de projetos de engenharia!

O cenário ideal para os engenheiros seria de navegação segura pela Internet, como para acesso remoto a redes e servidores corporativos, repositórios de código e ferramentas de desenvolvimento colaborativo. As VPNs permitiriam a realização de simulações em diferentes ambientes de rede para testes de aplicativos e serviços. Também criação de redes privadas para conexão e gerenciamento de dispositivos IoT. E ainda acesso a recursos de nuvem de forma segura e eficiente.

tecnologia VPN
Ilustração reproduzida de Hostinger

Mas usar VPN é seguro?

Antes de tudo, vale dizer que a segurança de uma VPN depende da qualidade de serviço prestado por uma empresa fornecedora, provedora da tecnologia. Então, não haveria uma solução que garanta, de fato, 100% de anonimato. Na dúvida, o melhor é sempre contratar uma empresa com boa reputação no mercado!

A saber, uma boa VPN deve usar protocolos de criptografia robustos como OpenVPN, L2TP/IPSec, IKEv2 ou WireGuard. Esses protocolos ajudam a proteger suas informações contra interceptações e ataques.

Serviços gratuitos de VPN apresentam mais riscos - o objetivo dessas empresas é coletar dados, redirecionando anúncios e informações para fins publicitários. Infelizmente, não é incomum que hackers criem perfis falsos de empresas oferecendo serviços de VPN. E ainda existem serviços de VPN infectados com malware, sem proteção contra phishing ou com provedores em países com leis de vigilância invasivas.

Como escolher uma VPN confiável?

Ao optar por uma VPN, considere os seguintes fatores:

  • Reputação e avaliações do provedor: Procure por resenhas e discussões em fóruns especializados para garantir que o serviço é mesmo confiável.
  • Política de privacidade e registros de atividades: Busque entender como a fornecedora de VPN trata os dados; o ideal é uma política transparente e que não armazena logs de atividade.
  • Localização da empresa e leis de privacidade aplicáveis
  • Protocolos de criptografia utilizados
  • Recursos adicionais, como bloqueio de anúncios e kill switch

As opções gratuitas como WindScribe e TunnelBear podem ser suficientes para necessidades básicas. Já as opções pagas costumam oferecer melhor desempenho, maior segurança e mais funcionalidades. Avalie suas necessidades e escolha o plano que melhor atende às suas expectativas!

Veja Também:


Fontes: TecTudo, Olhar Digital, TecnoBlog.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo