{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Tecnologia e Inovação

Guerra tecnológica: Google apresenta Bard, para concorrer com ChatGPT


Atualização: Na metade de 2023, o Google lançou o Bard, um chatbot concorrente do ChatGPT, no Brasil e na Europa. O Bard é um chatbot conectado em tempo real à Internet, utilizando o Palm 2, um grande modelo de linguagem do Google, para fornecer respostas de alta qualidade. Os usuários podem ajustar o tom e o estilo das respostas, além de aproveitar integrações nativas com outras ferramentas do Google. Ao contrário do ChatGPT, o Bard possui acesso atualizado a conteúdos online, o que o coloca em disputa direta com a Microsoft.

Imagem reproduzida de O Globo

Achava que a Google ia ficar de camarote, quietinha, vendo toda a evolução da concorrência em Inteligência Artificial sem se manifestar? Claro que não! A empresa de tecnologia sempre primou pelos seus altos padrões de qualidade de seus produtos e serviços. Então, certamente, era de se esperar que tomasse alguma atitude depois que a Microsoft prometeu investimentos na nova tecnologia ChatGPT da OpenAI para o Bing e a Apple testou a tecnologia na Siri, sua assistente virtual inteligente para iOS.

Sem dúvidas, o ChatGPT é um grande fenômeno, já dominando o mercado. Ele deve ter assustado demais a Google. E o que fez a empresa? Decidiu acelerar o anúncio de uma novidade que estava guardando na manga já há algum tempo, o lançamento de Bard, seu “serviço de conversação usando Inteligência Artificial”. Saiba mais no texto a seguir!

Imagem de Inactive account – ID 377053 em Pixabay

Google prova que está pronta para enfrentar a concorrência

A Google não quer perder o domínio que tem hoje na Internet. E a resposta está vindo com os experimentos da empresa com o Bard, seu serviço de conversação usando Inteligência Artificial, que deve conseguir - igual ou até melhor que o ChatGPT - responder às perguntas dos usuários. E mais, talvez bater um bate-papo sobre diversos assuntos no mesmo modelo de linguagem para aplicativos de diálogos, LaMDA.

Imagem reproduzida de Mundo Conectado

Veja Também:

Temor Tecnológico: Será que as Novas Tecnologias Levarão à Extinção da Raça Humana?

Como funcionará a nova tecnologia Bard, da Google

Qual a diferença do Google "comum" para o Bard? De acordo com a empresa, a nova ferramenta de conversa será uma versão mais leve do modelo completo, usando menos poder de processamento e alcançando mais usuários. A questão é que, diferente de inteligências artificiais desenvolvidas por terceiros, esta poderá explicar informações de forma simples, para crianças, ou complexa, para acadêmicos e outros especialistas, ajudando todos a desenvolverem suas habilidades.

Em texto divulgado nas mídias, o CEO do Google explica que o Bard será capaz de recorrer à Internet para conseguir fornecer respostas atualizadas e de alta qualidade, segurança e fundamentação em informações reais. E sabe no que mais, por hora, o Bard ganha do ChatGPT? É que o chatbot da OpenAi domina apenas informações até 2021. Então, se hoje você perguntar quem ganhou as eleições brasileiras ou a Copa de 2022, o sistema não sabe dizer!

Imagem de Pexels em Pixabay

Então, o que você acha dessa novidade da Google? E qual a sua opinião sobre este avanço da tecnologia de Inteligência Artificial? Como ela irá impactar a nossa vida? E quais as vantagens e desvantagens que trará para o mercado das engenharias? Comenta aí!

Veja Também:


Fontes: Tecnoblog.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...