É simplesmente um absurdo termos que dizer isso, mas, infelizmente, guerras impulsionam desenvolvimentos de tecnologias. Com sinceridade, preferiríamos não ter esses avanços de engenharia se, em troca, tivéssemos a paz pelo mundo. Porém, agora vemos novos modelos de tanque de guerra, de drones, de porta-aviões, de submarinos... de mísseis. Terrível! Novamente, estamos vendo o ser humano usar o seu conhecimento para a sua própria autodestruição.
O começo de 2022 foi marcado pela Guerra da Ucrânia. Em outubro de 2023, vieram os conflitos na Palestina em resposta aos ataques do Hamas. Por conta disso, Israel declarou guerra e relançou, via Ministério da Defesa de Israel, um tanque de guerra, o tanque Barak, equipado com sistema avançado de sensores, câmeras de visão de 360º e Inteligência Artificial. Este seria um notável avanço tecnológico na indústria militar. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
Como o tanque Barak se diferencia de outros veículos militares?
O tanque de guerra Barak pertence a uma quinta geração de tanques. O mesmo seria capaz de identificar alvos à frente e atrás de sua posição; e isso seria possível graças a um "capacete especial" que auxilia na análise dos dados do campo de batalha. Outra coisa é que o tanque pode se comunicar com outros veículos próximos e oferece capacidades avançadas de observação noturna e sensores para análise precisa do terreno. Portanto, ele seria mais potente em comparação a outros tanques, como o Merkava 4M.
A saber, foram cinco anos para os engenheiros desenvolverem o projeto do tanque de guerra Barak. Depois disso, Israel encaminhou o design para produção em massa, que foi iniciada em setembro deste ano.
Capacidades avançadas
O tanque Barak se diferencia, de fato, de outros modelos de tanques. Fora a capacidade de identificação de alvos, como citamos antes, o mesmo pode manter comunicação com outros veículos - repassando informações e dados sobre o alvo -, uso de dispositivos exclusivos, capacidades avançadas de observação noturna e análise precisa do terreno, com visão 360º do campo de batalha e sensores especiais.
Como a Inteligência Artificial revoluciona o tanque Barak?
A tecnologia de Inteligência Artificial auxilia o sistema de tanque de guerra Barak justamente nesse processo de identificação de alvos e geolocalização, com filtragem de dados do campo de batalha. Muitos dos dados são compartilhados em aplicativo que pode ser acessado em dispositivos smart com touchscreen, para facilitar o trabalho das forças armadas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Até agora, não se tem confirmação de que esse tanque será usado por Israel no conflito contra a Palestina ou o Líbano, por exemplo (vide os acontecimentos de setembro 2024). Mas acreditamos que sim; sendo Israel uma potência militar regional, deve aproveitar todas as inovações tecnológicas em seu poder nessa operação de guerra e fortalecimento de sua segurança.
Veja Também:
Fontes: Olhar Digital.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.