{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Dicas e Curiosidades

10 Melhores Softwares de Analytics e Big Data para Impulsionar seu Negócio em 2024


A era da informação chegou e os dados são o novo petróleo. A cada dia, mais e mais decisões estratégicas são tomadas com base em análises precisas de dados. Você sabia que empresas que utilizam Analytics e Big Data podem aumentar seus lucros em até 20%?

Mas como navegar nesse mar de dados? A resposta é simples: com os softwares de Analytics e Big Data!

Neste guia completo do Engenharia 360, você encontrará os 10 melhores softwares de Analytics e Big Data para impulsionar seu negócio em 2024, com detalhes sobre suas funcionalidades, diferenciais, preços e links para sites oficiais. Confira!

Imagem reproduzida de Freepik

O que é Analytics e Big Data?

'Analytics' tem a ver com 'Análise de Inteligência de Dados'. Nesse caso, o software trabalharia com coleta, organização e análise de dados para interpretação. Um exemplo clássico é o Google Analytics, bastante utilizado por empresas que trabalham com Marketing Digital, Design e Gestão de Produção, usando o material coletado para insights sobre para qual direção conduzir seus negócios.

Já Big Data é a área de conhecimento que estuda justamente como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados com grande variedade e que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior pela Internet. Nesse caso, através de softwares especiais, as informações variadas - como perfis de consumo de clientes - são interpretadas para poderem ser analisadas por sistemas tradicionais.

Imagem reproduzida de LoFrano

Veja Também: O Papel Crucial do Engenheiro de Dados no Mercado

10 Softwares para Analytics e Big Data

Listamos o nome de 10 softwares que podem ser úteis em seu dia-a-dia. Confira!

Google Analytics

Voltamos a falar dessa ferramenta. Trata-se do software de web análise, hoje, mais utilizado do mundo. Possui versão gratuita e paga. E é perfeita, por exemplo, para compreender a visibilidade do site de uma empresa.

Google Data Studio

Permite a centralização de dados de fontes diferentes - inclusive sendo possível a integração com os principais bancos de dados, a exemplo da MySQL, bem como ferramentas de Adsense.

Tableau

Essa tecnologia foca especialmente na visualização de dados, isto é, na criação de dashboards interativos, o que traz mais insights.

Microsoft Power BI

Conta com diversas configurações para personalizar o dashboard e tem integração com bancos de dados, além de ferramentas como Facebook Ads.

Neoway

Software também muito completo, voltado também a serviços de Inteligência Artificial (IA).

CPF.CNPJ

Para busca de informações sobre todos os CPFs e CNPJs do país.

Metabase

Uma ferramenta de Business Intelligence (BI) – inteligência de negócios – open source, ou seja, própria para organizar e visualizar dados, com livre acesso.

weKnow

Apresenta sistema de visualização de dashboards de indicadores de forma bem intuitiva - e que ainda pode ser personalizada como o usuário quiser.

KlipFolio

Semelhante ao Tableau. Importante destacar que este software mostra seu painel de negócios na nuvem.

Oracle

Perfeito para empresas que desejam usar dados de forma estratégica. Também oferece sistema para criação de dashboards, além de coleta e centralização dos dados em nuvem.

Imagem reproduzida de Freepik

Veja Também:


Fontes: Digilandia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...