{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia de Telecomunicações

Fim do modo avião: empresas aéreas investem em Internet de alta velocidade a bordo


Sabe o que é "modo avião"? Trata-se de uma funcionalidade presente em muitos dispositivos eletrônicos, como smartphones e laptops, que permite desativar todas as conexões de rede sem fio, incluindo Wi-Fi, Bluetooth e rede móvel. É chamada assim porque foi originalmente projetada para ser usada em voo para evitar interferências com o equipamento de comunicação do avião.

Claro que o "modo avião" também é usado em situações em que as pessoas desejam desativar suas conexões de rede para preservar a bateria ou evitar distrações. Mas com relação ao propósito original, talvez ele não seja mais necessário. Inclusive, um indicativo disso é que várias empresas aéreas ao redor do mundo já oferecem Internet a bordo - inclusive de forma gratuita em seus voos.

Imagem de gstudioimagen em Freepik

Veja Também:

Economize na compra de passagens aéreas com a ajuda da Inteligência Artificial

Tecnologia de modo avião em dispositivos móveis

O modo avião é uma configuração nos smartphones e outros dispositivos móveis que desativa todas as funções de transmissão de radiofrequência, incluindo as conexões de telefonia celular, Wi-Fi e Bluetooth. Isso é feito porque as transmissões de radiofrequência podem interferir com os sistemas de comunicação, navegação e monitoramento dos aviões.

Quando o modo avião está ativado, o dispositivo não envia ou recebe sinais, tornando-o seguro para uso a bordo de aviões. Algumas restrições de voos permitem o uso limitado de dispositivos eletrônicos, desde que estejam no modo avião, mas a maioria das companhias aéreas exigem que todos os dispositivos sejam desligados durante a decolagem e aterrissagem para garantir a segurança do voo.

Restrição de uso de dispositivos em voos

Em tese, durante voo, o uso de dispositivos eletrônicos pode causar interferências nas comunicações e sistemas a bordo do avião, o que pode ser perigoso. Por isso, em muitos países, as companhias aéreas solicitam que os passageiros liguem o modo avião durante a decolagem e aterrissagem, e também durante todo o voo se necessário. No entanto, a necessidade do uso do modo avião varia entre as companhias aéreas e países.

Imagem de DCStudio em Freepik

Não, ligar um celular não consegue fazer um avião cair. Ainda assim, as companhias aéreas pedem para que os passageiros desliguem ou coloquem seus dispositivos eletrônicos em modo avião durante a decolagem e aterrissagem. Isso ocorre devido a preocupações com interferência eletrônica que possam afetar o funcionamento dos equipamentos de bordo, embora não haja evidências concretas de que isso possa acontecer.

Diversos especialistas recomendam não usar Internet em aviões devido a possíveis interferências na comunicação dos sistemas do avião. Além disso, a conexão a bordo pode ser instável, dependendo da força do sinal de rede. Algumas aeronaves possuem sistemas de bordo sensíveis a interferências eletromagnéticas, e o uso de dispositivos eletrônicos pode interromper o funcionamento correto desses sistemas. Em certos casos, o uso de dispositivos eletrônicos também pode prejudicar o conforto e a privacidade dos passageiros. Por estas razões, é geralmente recomendado desligar dispositivos eletrônicos durante as decolagens e aterrissagens, e evitar o uso de Internet a bordo durante voos.

Nova conexão de Internet oferecida aos passageiros

Recentemente, a União Europeia deu um prazo para as empresas oferecerem conexão via 5G para os passageiros. A norte-americana Delta Airlines também anunciou uma parceria com a Starlink, para garantir acesso gratuito à Internet durante seus voos, paga por inserções de publicidades. E, pelo que tudo indica, as demais companhias do mundo devem seguir um caminho similar. Até porque isso aumenta a satisfação dos clientes, levando a um crescimento de vendas de passagens aéreas. Nesses casos, a promessa chega a ser de uma conexão em torno de 60 megabits por segundo.

Imagem de DCStudio em Freepik
Imagem de Freepik

A saber, existem várias maneiras de se prover Internet em aviões.

Uma das formas mais comuns é a utilização de satélites para fornecer conexão à Internet. Os aviões equipados com antenas especiais se conectam a um satélite que cobre uma área específica. A conexão é transmitida para a cabine do avião, onde os passageiros podem usar seus dispositivos móveis ou computadores para navegar na Internet.

Outra forma é usar uma rede terrestre baseada em celular, construída com estações de terra que cobrem grandes áreas. Neste caso, o avião equipado com uma antena celular se conecta à rede terrestre e oferece serviços de Internet.

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...