Engenharia 360

Explorando a Engenharia de Mobilidade e suas Oportunidades Profissionais

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/09/2023 4 min
Imagem de Freepik

Explorando a Engenharia de Mobilidade e suas Oportunidades Profissionais

por Redação 360 | 25/09/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

O Engenharia 360 começa este texto destacando como a frota de veículos no Brasil atualmente é substancial. São, no início da década de 2020, aproximadamente 45 milhões de carros e 18 milhões de motocicletas. Isso representa um carro para cada quatro habitantes e uma moto para cada 11 pessoas. E essa realidade conturbada é o tema da Engenharia de Mobilidade.

Quer dizer que a nossa sociedade precisa de profissionais qualificados para lidar com os desafios urgentes da mobilidade urbana, apresentando soluções para a infraestrutura de transporte. E agora, com a volta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pelo Governo Federal, esse tema está ainda mais em alta. Continue lendo para saber mais sobre Engenharia de Mobilidade!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia de Mobilidade
Imagem de vecstock em Freepik

Quais são os conteúdos básicos e profissionalizantes em um curso de Engenharia de Mobilidade?

A saber, hoje em dia, no cenário educacional brasileiro, existe, por exemplo, o Bacharelado em Engenharia de Mobilidade. Uma instituição que oferece o curso é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Joinville. E o mesmo tem duração de três a cinco anos.

São algumas disciplinas comuns no currículo do curso de Engenharia de Mobilidade:

  • Termodinâmica,
  • Desenho Aplicado,
  • Estatística,
  • Economia,
  • Química, Física e Matemática,
  • Mecânica dos Sólidos, Eletricidade Aplicada,
  • Fenômenos de Transporte e Mobilidade Urbana,
  • Fundamentos em Engenharia da Mobilidade,
  • Gestão de Projetos em Transporte,
  • Sustentabilidade,
  • Operação e Manutenção em Sistemas de Transportes,
  • Etc.

As obrigações acadêmicas em um curso de Engenharia de Mobilidade incluem a realização de um trabalho de conclusão de curso (TCC) e um estágio supervisionado com pelo menos 160 horas.

Veja Também: Por que essas cidades brasileiras estão entre as mais inteligentes do planeta?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que faz um Engenheiro de Mobilidade e onde ele pode atuar?

Quando o engenheiro de mobilidade chega no mercado de trabalho, ele segue atuando em projetos de infraestrutura rodoviária, aérea e portuária, com foco na otimização do transporte urbano.

O engenheiro de mobilidade é o profissional mais qualificado para traçar estratégias para a eficiência dos fluxos de mobilidade para pessoas ou materiais, levando em consideração questões logísticas, econômicas, sociais e de qualidade de vida. Ele deve, portanto, projetar, operar e otimizar sistemas de transporte com foco na qualidade de vida nas cidades.

Engenharia de Mobilidade
Imagem de Freepik

Pensando em termos de Brasil, é claro que podemos concluir que essa profissão encontra um campo promissor, devido às crescentes necessidades, como de construção de novas estradas, monitoramento ferroviário, sinalização de tráfego, operação de veículos, etc. Só que, ao mesmo tempo, o engenheiro encontrará no mercado tanto oportunidades quanto desafios - sobretudo econômicos, sociais e ambientais críticos.

Existe um compromisso dos engenheiros de mobilidade trabalharem em prol de soluções para também impulsionarem a economia. Ao mesmo tempo, garantir um transporte mais acessível e seguro, considerando a inclusão social. No mais, reduzir congestionamentos, poluição e acidentes, contribuindo para ambientes urbanos mais saudáveis e sustentáveis.

Veja Também: Engenharia Urbana vs. Arquitetura Urbana: semelhanças, diferenças e possibilidades de atuação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Onde um Engenheiro de Mobilidade pode encontrar oportunidades de trabalho?

No fim das contas, Engenharia de Mobilidade faz parte da trajetória evolutiva da construção civil, da indústria automotiva, e mais. Um profissional formado nessa área pode encontrar oportunidade de trabalho em:

Órgãos Públicos

Trabalhando em prefeituras, agências de transporte e entidades regulatórias para planejar e gerenciar sistemas de transporte público, desenvolver políticas de mobilidade e fiscalizar a infraestrutura de transporte.

Empresas Privadas

Atuando em empresas de consultoria em mobilidade, empresas de construção civil, fabricantes de veículos e fornecedores de sistemas de transporte, contribuindo para projetos de infraestrutura e soluções de mobilidade.

Educação

Lecionando em instituições de ensino superior e oferecendo treinamentos relacionados à engenharia de mobilidade.

Pesquisa e Desenvolvimento

Participando de pesquisas e projetos de inovação na área de mobilidade, desenvolvendo novas tecnologias e soluções para melhorar o transporte.

Setor Público e Planejamento Urbano

Trabalhando em órgãos governamentais e planejando o desenvolvimento de cidades, incluindo a elaboração de planos diretores de mobilidade e políticas de transporte.

Operações de Transporte

Gerenciando operações de transporte em diferentes modos, como rodoviário, ferroviário, aéreo ou portuário, para garantir a eficiência e a segurança do sistema.

Engenharia de Mobilidade
Imagem de jplenio1 em Freepik

Veja Também:


Fontes: Quero Bolsa.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo