Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Saiba quais fatores determinam a eficiência de um painel solar

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 31/10/2019 3 min

Saiba quais fatores determinam a eficiência de um painel solar

por Beatriz Zanut Barros | 31/10/2019
Copiado!

Sabemos que diversos fatores influenciam na eficiência de um painel solar. Normalmente, a eficiência de um painel solar, instalado em residências, varia entre 11-15%.

Já os painéis elétricos mais eficientes conseguem converter pelo menos 44% de sua potência em energia. Porém, toda esta eficiência depende de uma série de fatores. Vamos falar um pouco mais sobre eles:

Tipo de Painel Solar

Os painéis solares monocristalinos apresentam uma tecnologia melhor para instalações domésticas; Isto se dá ao fato de serem feitos de silicone puro. Porém, se avaliarmos as estatísticas, a diferença em relação aos painéis policristalinos, em questão de eficiência; não são enormes.

Já os painéis solares de filme fino são relativamente ineficientes; mas o seu preço é inferior às outras opções. Os painéis solares de filme fino ocupam mais espaço em relação aos painéis solares monocristalinos para produzir a mesma quantidade de energia.

Casa com um posicionamento correto dos painéis solares (Fonte: Condomínio Deco)

Sombras

Obviamente a presença de sombras irá interferir na eficiência de um painel solar! Porém, dependendo do setup instalado; esta perda pode interferir no sistema inteiro.

É sempre recomendado a presença de um profissional para realizar todos os cálculos necessários para chegar a uma disposição perfeita para os painéis.

Instalação de um painel solar (fonte: Portal Energia)

Orientação

Para melhor eficiência dos painéis, eles devem ser posicionados de acordo receber a maior quantidade de radiação solar possível. No caso do Brasil e em outros países do hemisfério sul, significa que o painel solar deve ser direcionado para o norte.

Esta análise de orientação para custo benefício de uma instalação de painéis solares, se da pela análise astrofísica da posição solar. Nesta analisamos os movimentos de translação e rotação da terra, para chegar aos horários e posições com maior incidência de radiação.

Alteração da posição solar conforme as estações do ano. (Fonte: Infográficos)

Temperatura

Temperatura é uma coisa que devemos considerar se você vive em áreas muito quentes. Por exemplo, no nordeste do Brasil. Afinal de contas, conforme a temperatura aumenta a eficiência do painel solar diminui um pouco.

Tempo de vida

A eficiência do painel solar diminui conforme o tempo de uso. Em geral, a perda de eficiência gira em torno dos 0,5% ao ano. Apesar desta perda, 80% dos fabricantes de painéis solares oferecem uma garantia; em que sua eficiência se mantem entre 80% após 25 anos de utilização.

Vista de cima de uma instalação visando a posição solar (Fonte: google maps)

Manutenção

Painéis solares geralmente requerem uma manutenção bem pequena; especialmente para sistemas conectados a rede de distribuição. Entretanto, a limpeza ainda é recomendada, afinal poeira faz com que o painel perca sua eficiência em até 10% em certos locais.

Na maioria dos locais, apenas ¨jogar água¨ já resolve este problema, ou as vezes a água da chuva pode fazer o trabalho por você. 

Manutenção de Painel solar (Fonte: Aliança Fotovoltaica)

Não sabemos ao certo com que frequência você deve limpar seus painéis solares porque depende da quantidade de poeira na região.

Leia também:

Aquecimento Global pode tornar energia solar menos eficiente

Como funcionam os sistemas híbridos de energia solar

Referência:

Energy Informative

Copiado!
Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários