Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba quais fatores determinam a eficiência de um painel solar

por Beatriz Zanut Barros | 31/10/2019

Sabemos que diversos fatores influenciam na eficiência de um painel solar. Normalmente, a eficiência de um painel solar, instalado em residências, varia entre 11-15%.

Já os painéis elétricos mais eficientes conseguem converter pelo menos 44% de sua potência em energia. Porém, toda esta eficiência depende de uma série de fatores. Vamos falar um pouco mais sobre eles:

Tipo de Painel Solar

Os painéis solares monocristalinos apresentam uma tecnologia melhor para instalações domésticas; Isto se dá ao fato de serem feitos de silicone puro. Porém, se avaliarmos as estatísticas, a diferença em relação aos painéis policristalinos, em questão de eficiência; não são enormes.

Já os painéis solares de filme fino são relativamente ineficientes; mas o seu preço é inferior às outras opções. Os painéis solares de filme fino ocupam mais espaço em relação aos painéis solares monocristalinos para produzir a mesma quantidade de energia.

Casa com um posicionamento correto dos painéis solares (Fonte: Condomínio Deco)

Sombras

Obviamente a presença de sombras irá interferir na eficiência de um painel solar! Porém, dependendo do setup instalado; esta perda pode interferir no sistema inteiro.

É sempre recomendado a presença de um profissional para realizar todos os cálculos necessários para chegar a uma disposição perfeita para os painéis.

Instalação de um painel solar (fonte: Portal Energia)

Orientação

Para melhor eficiência dos painéis, eles devem ser posicionados de acordo receber a maior quantidade de radiação solar possível. No caso do Brasil e em outros países do hemisfério sul, significa que o painel solar deve ser direcionado para o norte.

Esta análise de orientação para custo benefício de uma instalação de painéis solares, se da pela análise astrofísica da posição solar. Nesta analisamos os movimentos de translação e rotação da terra, para chegar aos horários e posições com maior incidência de radiação.

Alteração da posição solar conforme as estações do ano. (Fonte: Infográficos)

Temperatura

Temperatura é uma coisa que devemos considerar se você vive em áreas muito quentes. Por exemplo, no nordeste do Brasil. Afinal de contas, conforme a temperatura aumenta a eficiência do painel solar diminui um pouco.

Tempo de vida

A eficiência do painel solar diminui conforme o tempo de uso. Em geral, a perda de eficiência gira em torno dos 0,5% ao ano. Apesar desta perda, 80% dos fabricantes de painéis solares oferecem uma garantia; em que sua eficiência se mantem entre 80% após 25 anos de utilização.

Vista de cima de uma instalação visando a posição solar (Fonte: google maps)

Manutenção

Painéis solares geralmente requerem uma manutenção bem pequena; especialmente para sistemas conectados a rede de distribuição. Entretanto, a limpeza ainda é recomendada, afinal poeira faz com que o painel perca sua eficiência em até 10% em certos locais.

Na maioria dos locais, apenas ¨jogar água¨ já resolve este problema, ou as vezes a água da chuva pode fazer o trabalho por você. 

Manutenção de Painel solar (Fonte: Aliança Fotovoltaica)

Não sabemos ao certo com que frequência você deve limpar seus painéis solares porque depende da quantidade de poeira na região.

Leia também:

Aquecimento Global pode tornar energia solar menos eficiente

Como funcionam os sistemas híbridos de energia solar

Referência:

Energy Informative

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários