Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba onde estão os gênios da matemática brasileira

por Müller Santos | 07/08/2015
Copiado!

Pesquisadores, estudantes, revelações e a mentes mais brilhantes se concentram no IMPA, sigla dada ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

A Instituição tem elevado o Brasil e a América Latina a um excelente nível de ensino, estudo e pesquisa na área de exatas. Considerado hoje o instituto de maior prestígio da América Latina, e equiparado as melhores instituições dos países desenvolvidos, tem formado pós-graduandos, mestres, doutores e pós-doutores.

Localizado no Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro, o IMPA desfruta de ambiente fantástico e muito próximo a natureza que, favorece a tranquilidade e concentração para pesquisa. Hoje, além das graduações, realiza pesquisa nas mais diversas áreas como:

– Álgebra e Geometria Algébrica;

– Análise de Equações diferenciais, parciais e dinâmica dos fluidos;

– Computação gráfica;

– Geometria diferencial;

– Probabilidade, dentre outros.

instituto-nacional-de-matematica-pura-e-aplicada-blog-da-engenharia

Imagem: Pesquisa Unificada

Na área da educação, ele oferece um forte apoio a professores do ensino médio executando o projeto de “Programa de aperfeiçoamento para professores do ensino médio”, que tem contribuído muito para a melhoria da educação do País. O bacana é que o projeto apoia não somente professores da rede pública do estado do Rio de Janeiro, mas também oferece aulas para diversos estados num módulo a distância abrangendo assim a disseminação do conhecimento. Sem esquecer que é responsável pela organização e coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática, que incentiva e contribui e estimula o progresso do estudante.

impa-se-destaca-em-trabalhos-cientificos-e-produtos-inovadores-blog-da-engenharia

Imagem: Abril.com

Em 2014 o Instituto foi amplamente divulgado devido ao destaque nacional do estudante/pesquisador Artur Ávila ao ser premiado com a Medalha Fields, que é considerada o Prêmio Nobel da Matemática devido a sua grandiosidade, importância e elevado desempenho que o vencedor necessita para conquistá-la.

Para saber mais sobre o instituto acesse o site.

Copiado!

Comentários