A tecnologia dos robôs humanoides está ganhando "uma nova vida"! Graças aos últimos avanços tecnológicos, como de Inteligência Artificial, impressão 3D e design digital, os novos modelos não apenas se parecem mais com os humanos, expressando melhor as emoções, como também interagem melhor com os ambientes de maneiras surpreendentes. Como exemplo, podemos citar os robôs de empresas como Ex-Robots, que foram recentemente apresentados em um vídeo que viralizou e chocou a Internet. Confira mais detalhes no texto a seguir, do Engenharia 360!
A proposta audaciosa da empresa Ex-Robots
Neste momento, a empresa Ex-Robots, especializada em androides inteligentes, trabalha para transformar a robótica biônica (unindo princípios da robótica e biologia para imitar, aprimorar ou substituir funções biológicas) em uma realidade tangível e acessível. Isso é extremamente raro e complexo, sendo capaz de ganhar diversas aplicações, como para medicina, pesquisa científica, indústrias variadas e mais. Agora sendo só possível então por conta da digitalização e impressão 3D, que são capazes de criar componentes altamente realistas.
LEIA MAIS
Aplicações dos robôs humanoides no cotidiano humano
Nos últimos tempos, a Ex-Robots tem se dedicado a aperfeiçoar a tecnologia que ela já inaugurou no seu próprio museu, EX Future Science and Technology Museum, o primeiro do gênero na China. É que, inicialmente, seus robôs humanoides foram mesmo criados para fins de exibições e exposições. Porém, seria possível integrar esses dispositivos em outros setores, como educação (inspirando gerações, inclusive sobre robótica e IA) e saúde (como em terapia e aconselhamento psicológico, podendo até auxiliar no diagnóstico preliminar de transtornos emocionais).
Veja Também: Robô Humanoide da Unitree quebra recorde mundial de velocidade e sobe escadas
Pele artificial e movimentos flexíveis que impressionam
A saber, o trabalho da Ex-Robots avançou mesmo quando a empresa conseguiu desenvolver seus próprios modelos de algoritmos, diferenciando-se dos modelos de código aberto disponíveis. Esse esforço foi para conseguir, de fato, aprimorar a capacidade de seus robôs em reconhecer e expressar emoções de maneira convincente. E deu certo! Agora seus modelos possuem até pele artificial altamente realista e realizam movimentos flexíveis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O presidente-executivo da Ex-Robots, Li Boyang, enxerga um futuro onde robôs humanoides vão desempenhar papeis mais significativos na sociedade moderna, redefinindo interações e trabalhando lado a lado com os humanos. Será mesmo possível? Será que os robôs humanoides se tornarão parte do nosso cotidiano? Acompanhe os vídeos a seguir para descobrir!
O futuro dos robôs humanoides e as questões éticas
Uma das principais dúvidas que as pessoas têm com relação ao desenvolvimento de androides com expressões humanas realistas é sobre o futuro do trabalho e o impacto social dessa tecnologia. Já se discute como esses robôs impactarão normas culturais. Na Arábia Saudita, por exemplo, alguns robôs estão sendo adaptados às necessidades e normas locais. Estão sendo introduzidas versões femininas para alinhar com os valores do país. Isso mostra como a robótica está se tornando uma ferramenta global - adaptável.
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.