A Polícia de Singapura procurou a Engenharia em busca de assistência para aumentar sua presença e aprimorar a vigilância e a eficiência de suas operações de segurança para a população. Como solução para expandir seu contingente de oficiais de linha de frente no Aeroporto de Changi, optou-se pela adoção de robôs de 2 metros. Esses robôs de segurança são responsáveis por patrulhar, criar barreiras em incidentes, alertar espectadores e facilitar a comunicação do público com a polícia por meio de um simples botão localizado na frente dos robôs.
Essa integração da robótica é vista como uma forma de fortalecer as capacidades dos oficiais de linha de frente e tornar as operações policiais mais eficientes. Confira mais informações neste texto do Engenharia 360!
Quais as perspectivas da Força Policial de Singapura?
A Força Policial de Singapura planeja implantar mais robôs de segurança progressivamente em toda a cidade-estado nos próximos anos, como parte de seus esforços para fortalecer a presença policial e melhorar a segurança. Os robôs possuem alto-falantes embutidos para transmitir mensagens de áudio e um painel LCD traseiro que exibe mensagens visuais. Eles têm cerca de 1,7 metros de altura, mas podem se estender para até 2,3 metros; equipados com câmeras e visão de 360 graus, oferecendo uma visão desobstruída e melhor gerenciamento de incidentes.
Como citado antes, os robôs de segurança podem formar barreiras durante um incidente. Nesse caso eles alertariam os espectadores usando luzes piscantes, sirenes e alto-falantes, enquanto os mesmos aguardam a chegada de oficiais humanos. Isso, em verdade, ajudaria a manter a ordem e a segurança até que as equipes policiais cheguem ao local.
Veja Também: A Influência Revolucionária de Leonardo da Vinci na Evolução da Robótica
Como foram os testes com os robôs de 2 metros de segurança de Singapura?
Os robôs de segurança de Singapura foram testados por cerca de 5 anos antes de serem implantados no Aeroporto de Changi. E olha que bacana, esses robôs conseguem interagir com o público por meio dos seus alto-falantes embutidos que transmitem mensagens de áudio e um painel LCD traseiro com informações visuais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Após a implementação dos robôs de 2 metros no aeroporto, as reações das pessoas têm sido variadas em relação a essa tecnologia. Enquanto alguns ficam surpresos e acham a presença dos robôs impressionante, outros expressam desconforto ou até mesmo acham os robôs um pouco assustadores. Em resumo, a percepção do público em relação a essa nova tecnologia é mista.
Onde mais os robôs têm sido empregados em Singapura?
Além do Aeroporto de Changi, os robôs também têm sido empregados em outras áreas de Singapura. Aliás, durante a pandemia de Covid-19, cães-robôs foram utilizados para garantir o distanciamento social estrito, e robôs de limpeza tornaram-se comuns nas estações de metrô do país, assim como no aeroporto. Esses exemplos demonstram a aplicação de robôs em diferentes contextos para auxiliar nas tarefas cívicas e na manutenção da segurança e higiene das cidades.
Veja Também:
Fontes: CNN.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.